Com aproximadamente 528 mil vacas apropriadas para ordenha, Mato Grosso do Sul produz cerca de 970 litros por vaca por ano, o que acarreta para o Estado 2.65 litros de leite por vaca ao dia, enquanto que a média de produtividade nacional equivale a 3.67. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE repassados aos produtores de MS durante o Programa Mais Leite, na quinta-feira (15), em Glória de Dourados.
O ciclo de palestras Mais Leite proposto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – Senar/MS, passa por sua terceira cidade e conta com palestrantes que viajam pelo interior do Estado, com objetivo de levar informações e melhorias para a cadeia produtiva. O público de 100 produtores que participa de seis palestras, que abordando diferentes vertentes ligadas a mão-de-obra, qualidade do leite e mercado.
O ciclo de palestras em Glória de Dourados recebeu 160 pessoas buscando informações e aprimorando conhecimentos referentes ao mercado lácteo em que estão inseridos. As seis palestras além de incentivar maior produção, pretendem aumentar o nível da qualidade.
Após o ciclo de palestras passar por Anastácio, em 12 de abril, a equipe organizadora do programa promoverá o 15º Encontro Técnico do Leite junto ao Encontro Sul-Mato-Grossense da Qualidade do Leite, um evento que pretende reunir mil pessoas interessadas no setor nos dias 14 e 15 de maio, na cidade de Campo Grande (MS).
Por: Da Redação