Estado

MS participa da 5ª Conferência Internacional de Geoparks

 

Mato Grosso do Sul marca presença na 5ª Conferência Internacional de Geoparks da Unesco, que acontece na cidade de Kyushu, península Shimabara, no Japão. O encontro reúne representantes dos Geoparks mundiais no período de 12 a 15 de maio.

O Estado de Mato Grosso do Sul está sendo representado pelo coordenador de Educação Ambiental e Turismo da UEMS, professor Afrânio Soriano, que segue com a expectativa de receber a confirmação de aceite do Geopark Bodoquena-Pantanal no grupo que integra os Geoparks de todo mundo – Global Geopark Net Work.

A Conferência reúne pesquisadores de diversas áreas e os representantes dos geoparks afiliados, além dos que aguardam a aprovação, como é o caso do Geopark Bodoquena-Pantanal.

Geopark Bodoquena-Pantanal

Integra o Geopark Bodoquena-Pantanal 45 geossítios cadastrados e catalogados, envolvendo uma área de mais de 20 mil m² das regiões oeste e sudoeste de Mato Grosso do Sul. Esta área compreende municípios de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.

Integram a equipe do Geopark Bodoquena-Pantanal os pesquisadores José Rímoli (do Departamento de Ciências Biológicas da UFMS, campus Aquidauana), Guilhermina Brites (Turismóloga da Fundect), professor Afrânio Soriano e Marcelo Turine, diretor-presidente da Fundect.

Para o presidente da Conferência, Kazuo Oike, o encontro possibilita o intercâmbio de informações e reforça a cooperação entre os afiliados. Oferece a oportunidade de promover uma maior compreensão da terra e de seus processos através de geoparks.

 

Por: Da Redação