Estado

MS: Empregados em postos de combustíveis empossam diretoria do Sinpospetro

 

A diretoria do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviço de Combustíveis e Derivados do Petróleo do Estado de Mato Grosso do Sul – Sinpospetro, tomou posse hoje para o qüinqüênio: agosto de 2011 a agosto de 2016, com o propósito de continuar a luta em defesa dos interesses da categoria, especialmente no que diz respeito à saúde dos profissionais, que lidam com material altamente perigoso, tanto pelo perigo de explosão como por contaminação química.

O presidente da entidade, Gilson da Silva Sá foi reeleito e empossado no cargo, juntamente com os demais membros da diretoria executiva; membros do Conselho Fiscal; Delegados representantes junto à federação e seus respectivos suplentes.

A diretoria empossada conta com a participação dos seguintes sindicalistas: Gilson da Silva Sá, José Hélio da Silva, Marins Antônio da Silva, Pedro Martins Neves, Nelson de Souza, Claudinei Inácio de Freitas, Éder Gabriel dos Santos Rodrigues, Alfredo Orlando Benites Aquino, Claudisson Soares Neto, Orlando de Carvalho Hoffmann, Arcênio Aguillera Vargas, Humberto Haruki Kumimoto, Humberto Neves Sampaio e Moacir Soares de Araújo.

A solenidade de posse foi presidida por Luiz Carlos Fernandes, representante da Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo – Fenepospetro. Participaram também as seguintes autoridades do setor: Luiz Arraes, representante da federação do Estado de São Paulo; Euzébio Luiz Pinto, presidente do sindicato do Rio de Janeiro e secretário de formação da Fenepospetro e José dos Santos, o “Zelão”, vice-presidente do sindicato dfe São Paulo e representante da Secretaria dos Aposentados da Fenepospetro.

O vice-presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, Estevão Rocha dos Santos, presidente do Seaac/MS, também prestigiou a posse da diretoria do Sinpospetro. Estavam presentes também o sindicalista Hélio Amâncio Pinto, presidente do Sinthorems e diretor da Força Sindical MS, José Lucas da Silva, presidente da Feintramag MS/MT e diretor da CGTB e da CNTC; Solange Barbosa, representante do Sinpetro/MS (patronal); André Luiz Garcia, diretor do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SEC/CG; Oswaldo da Costa Menezes, diretor da Seaac/MS e Edinézia Freire, representante do Ministério do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul.

DESCUMPRIMENTO – De acordo com o Sinpospetro/MS, donos de postos de combustíveis não cumprem principalmente acordos e legislações vigentes como: Seguro de vida em grupo (cláusula 22ª da Convenção Coletiva de Trabalho); – Não fornecem uniformes aos empregados; – Não tomam providências para que o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) analise detalhada e corretamente os riscos aos quais estão, de fato, são expostos os trabalhadores, tais como: ergonômicos – trabalho em benzeno e outros hidrocarbonetos aromáticos), evitando-se orientações gerais ou medidas de controle inespecíficas.

Donos de postos precisam também, segundo o Sinpospetro, providenciar para que as informações sobre os riscos ocupacionais existentes nas atividades exercidas pelos trabalhadores da empresa estejam correlacionadas entre si dentro do PPRA e do PCMSO. Além disso, esses riscos devem estar detalhadamente assinalados nos Atestados de Saúde Ocupacionais (ASO). (Assessor de Imprensa – 9983-296 / 3384-6311)

 

Por: Da Redação