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MS: Delegacia virtual é a segunda delegacia com maior número de registros de ocorrências

 

A Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul (Devir) alcança o segundo lugar no ranking de maior número de registros da Policia Civil, com 60 mil ocorrências registradas desde 2008, contando com cinco policiais no efetivo. O levantamento é feito automaticamente pelo Serviço Integrado de Gestão Operacional (Sigo) considerando a quantidade de atendimento das 126 delegacias do Estado.

“Esse resultado se deve à parceria da Polícia Civil com a imprensa de Mato Grosso do Sul que tem divulgado essa prestação de serviço”, comenta o supervisor da delegacia virtual, o investigador Adilson Costa. A Devir comemora também os 100% de pessoas que estavam desaparecidas e foram encontradas. Segundo o balanço referente ao período de janeiro a julho deste ano, das 16 ocorrências de pessoas desaparecidas, todas foram solucionadas. Segundo o supervisor esse saldo se deve ao trabalho em equipe. “Quando recebemos o B.O [Boletim de Ocorrência] de pessoa desaparecida imediatamente comunicamos o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) que avisa a todas as viaturas em atendimento na cidade; no caso de crianças, o Centro avisa os aeroportos e rodoviárias; se o desaparecido tiver veículo, comunica a Polícia Rodoviária Federal”, explica o investigador.

Nesses casos o mais importante na hora de registrar a queixa é detalhar o máximo possível. “Todas as informações são muito importantes, detalhes como roupa, placa de carro, altura, peso entre outros são fundamentais para o sucesso da operação”, comenta o supervisor. Ele reforça o fato de que não há necessidade de esperar transcorrer 24 horas após o desaparecimento. “Se a pessoa tem o hábito de chegar em determinado horário, após passar esse horário – e de procurar por locais que ela poderia estar (casa de amigos, serviço, escola) -, e não obtiver noticias sobre o paradeiro, o B.O pode ser registrado imediatamente ”, esclarece Adilson Costa.

Atendimento

A delegacia abrange todo Estado e o atendimento é 24 horas todos os dias da semana. Quem tiver alguma dificuldade ao fazer o boletim pode entrar em contato pelo telefone 3318-7980 ou 3318-7981. Existem dois plantonistas à disposição da população para orientar sobre as dúvidas. “O objetivo é proporcionar uma ferramenta de comodidade e serenidade no atendimento para a sociedade, atendendo todas as classes. Entretanto, não substitui as delegacias físicas, a ocorrência pode ser registrada em qualquer uma das 126 delegacias do Estado”, conclui o investigador.

Os boletins de ocorrências podem ser feitos pelo site da Polícia Civil (www.pc.ms.gov.br). Podem ser registrados na Delegacia Virtual furtos simples, de objetos de pequeno valor, extravio de documentos e desaparecimento de pessoas.

Balanço de julho

O balanço do mês de julho de 2011 demonstra que o número de pessoas que procuram os serviços da Devir se manteve na média. O extravio de documentos continua sendo o campeão entre os boletins de ocorrências online. No total foram registradas 1.684 notificações; dessas, 1.585 foram de extravio de documentos. Os números mostram também que foram 99 furtos simples e quatro pessoas desaparecidas.

O investigador dá algumas dicas de como evitar pequenos furtos ou até mesmo perder documentos. “Coloque a bolsa na frente do corpo e segure sempre com as duas mãos; guarde os documentos no segundo compartimento da bolsa; não deixe o celular sobre bancos e veículos; e o mais importante: atenção”, orienta o supervisor. De janeiro a julho deste ano a delegacia virtual registrou 12.192 ocorrências. 11.397 extravios de documentos; 779 furtos simples; e 16 pessoas desaparecidas.

Além do registro de ocorrências, outro serviço de extrema importância são as denúncias feitas por meio do site – 95% das denúncias registradas são encaminhadas para investigação e este trabalho conjunto com a população está trazendo saldos positivos. “É importante que a sociedade denuncie desde atos de perturbação à tranqüilidade, a crimes mais graves. O denunciante não precisa se identificar, só precisa estar munido da maior quantidade de informações”, explica Adilson Costa.

A função do serviço é ser uma ferramenta da população de acesso a Polícia Civil, com objetivo de dinamizar e evitar as filas na hora de registrar as ocorrências.

 

Por: Da Redação