Estado

MS: Decretado ponto facultativo no Dia do Advogado

 

O dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Advogado, foi decretado pelo governo de Mato Grosso do Sul como ponto facultativo para os advogados, procuradores do Estado e procuradores de entidades publicas do Poder Executivo do Estado. O decreto, que foi publicado hoje no diário oficial de Mato Grosso do Sul, não se aplica aos serviços considerados essenciais.

Dia do advogado

O Dia do Advogado é comemorado no Brasil em duas datas distintas. No dia 19 de maio, o dia do padroeiro desses profissionais, Santo Ivo, e no dia 11 de agosto, data que foram criados os primeiros cursos de Direito no Brasil.

O padroeiro, Santo Ivo foi estudante de Direito aos 14 anos de idade, na cidade de Paris, e depois em Orleans. Ele ficou conhecido por fazer a defesa das pessoas que não tinham condições de pagar pelo serviço.

No dia 11 de agosto de 1827, o imperador Pedro I, através de decreto, criou os primeiros cursos de Direito no Brasil em São Paulo e em Olinda. O primeiro estudante de Direito se chamava Cosme Fernandes, conhecido como Bacharel de Cananèia.

 

Por: Da Redação