Estado

Meteorologia prevê pancadas de chuva isoladas em Mato Grosso do Sul

 

Segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC) do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, nesta quarta-feira (14) o sol predominará, no sul do Estado. Já na região norte: pancadas de chuva isoladas. Nas demais áreas da região: nublado com fortes pancadas de chuva. Temperatura amena no sul de MS (mínima de 14ºC). A temperatura máxima atingirá os 34ºC no oeste do Estado.

Na Capital sul-mato-grossense, tempo parcialmente nublado. Nebulosidade variável com pequena chance (inferior a 30%) de pancada de chuva. Temperatura máxima não passa dos 28ºC. Umidade relativa do ar é de 80%. Tempo fechado, no município de Corumbá, Ladário e faz calor, a temperatura máxima atingirá os 33ºC; Aquidauana, máxima de 31ºC. Em Dourados, sol entre nuvens, máxima de 29ºC.

Previsão de chuva de curta duração e pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia, no município de Três Lagoas (possibilidade de chuva é de 80%). Temperatura máxima chegará aos 30ºC.

Tempo parcialmente nublado em Ponta Porã, a temperatura máxima não passa dos 26ºC, no município. Em Maracaju, tempo com nuvens e a temperatura máxima atingirá os 30ºC. Sol entre nuvens em Naviraí, máxima de 30ºC.

Chuva no Natal

De acordo com as informações da meteorologista do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), Cátia Braga, em Campo Grande, os dias 24, 25 e 26 de dezembro sempre são sinônimos de chuvas. “E para este ano, não será diferente. Há possibilidade de pancadas de chuva dias 25 e 26, entretanto, a temperatura será alta”, informou.

Quantidade de chuva

Segundo dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o valor esperado de chuva em Campo Grande para o mês de dezembro é de 224,9 milímetros. Até ontem (13), o volume de chuva foi de 72,2 milímetros. Em novembro o total acumulado de precipitação em Campo Grande foi de 121,4 milímetros. Choveu 58,79% do valor esperado.

Neste mês, até o dia 13, em Cassilândia, foi onde choveu mais. No município foram registrados 95 milímetros de chuva. Em Três Lagoas, choveu 92 milímetros; Corumbá, 85,8 milímetros; Paranaíba, 80 milímetros e Miranda, 71,2 milímetros. (Dados do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul – Cemtec/MS).