Estado

Mato Grosso do Sul ganha etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo

 

A equipe da TV MS Record, formada por William Franco (repórter), Mayara Martins (produtora) e Thiago Stiimer (cinegrafista), recebeu nesta manhã o reconhecimento como melhor reportagem para televisão na etapa nacional da 5ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira, 6 de junho, em cerimônia conduzida pelo jornalista Caco Barcellos na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF).

O time venceu com a reportagem “Mel produzido por pequenos produtores reforça a alimentação de crianças indígenas desnutridas”, que conta a história de um grupo de pequenos produtores rurais, da região sul do MS, que uniram para montar um pequeno negócio no formato de cooperativa. Com a união, eles aumentaram a produção, ganharam mercado e hoje parte do mel é vendida para a merenda escolar de crianças indígenas da etnia guarani-kaiwoá, comunidade que vinha registrando altos índices de mortalidade infantil por conta da desnutrição.

Para o repórter premiado Willian Franco uma outra versão da realidade indígena no estado do Mato Grosso do Sul. “A premiação é gratificante. Pudemos mostrar ao País o contraponto do que acontece no MS com a disputa de terras entre indígenas e fazendeiros; tendo pequenos produtores rurais que se uniram e hoje ajudam crianças indígenas a saírem da estatística da desnutrição”, diz.

Esta é a primeira vez que Mato Grosso do Sul vence na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A premiação veio após a equipe vencer as etapas estadual e da região Centro-Oeste. “É uma forma de estimular a produção jornalística de qualidade no Estado, valorizar o empreendedorismo local e dar visibilidade nacional ao que é feito no Mato Grosso do Sul”, destaca o gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae no MS, Henrique Fracalanza Alves Correa.

O jornalista Willian ainda agradeceu o trabalho da equipe. “Telejornalismo não se faz sozinho, o prêmio é de toda a equipe que trabalhou na reportagem e da emissora que incentiva e dá apoio à produção jornalística”, ressalta. O prêmio para a melhor reportagem nacional na categoria telejornalismo foi de R$12.500.

Na cerimônia em Brasília também foram conhecidos os vencedores nas categorias Rádio, Web e Impresso, além das menções honrosas de Fotojornalismo, Repórter Cinematográfico e Mídias Sociais. Na solenidade ainda foi entregue o Grande Prêmio e o Prêmio do Juri.

 

Por: Da Redação