A Associação dos Servidores e Demais Trabadores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (Assetans) divulgou manifesto contra o novo modelo de plano de saúde proposto pela agência. O documento, segundo o senador Nelsinho Trad, alerta para riscos ao consumidor e critica o curto prazo de testes da medida. “Diante dessas preocupações, solicitei audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado para que a ANS possa se explicar com transparência para a sociedade brasileira.”.
Três temas foram levantados pelo parlamentar:
- Mamografia: A ANS negou mudanças na cobertura para mulheres a partir dos 40 anos, mas a comunicação sobre o tema gerou insegurança na população;
- Cancelamento unilateral de planos coletivos: O Ministério Público alertou para impactos em pacientes com autismo e doenças raras;
- Novo modelo de plano de saúde: Chamado de “água com açúcar com melhoral”, pode restringir acesso a internações e emergências.
O requerimento da audiência já foi apresentado e aguarda aprovação da CAS. Serão convidados representantes da ANS, Assetans, Ministério da Saúde, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e entidades de defesa dos consumidores, além daquelas ligadas ao setor de saúde suplementar.
*Assessoria de Imprensa