O presidente da Fiems , Sérgio Longen, participou da abertura oficial do Canasul 2011, na noite desta segunda-feira (07/11), em Dourados. Na ocasião ele destacou o compromisso do Sistema Fiems com o desenvolvimento do setor sucroenergético no Estado. “Nós estamos firmes com algumas prefeituras empenhadas em apoiar o desenvolvimento desse setor em Mato Grosso do Sul”, declarou.
Entre as várias ações desenvolvidas pelo Sistema Fiems, ele destacou a Microdestilaria de Etanol, exposta no evento. A planta didática tem sido um apoio importante na formação de profissionais para o setor. A expectativa do Cetec Senai Dourados é de chegar até dezembro de 2011 com 320 alunos formados em cursos, nos quais a microdestilaria é utilizada como apoio. São cursos como técnico em açúcar e álcool , automação industrial e controle de qualidade, entre outros. Além disso, Sérgio Longen, ressaltou a atuação conjunta com a Biosul (Associação de Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul) como suporte ao desenvolvimento do setor.
O evento de abertura contou palestra do diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia do Brasil, Ricardo Dornelles. Entre as várias autoridades estiveram presidentes o prefeito Murilo Zauith, os senadores Waldemir Moka e Delcídio do Amaral, além do superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça.
Participação
A edição 2011 do Canasul teve início na segunda-feira (07/11) e segue até quarta-feira (09/11), no Centro de Eventos da Unigran, em Dourados. O evento tem como tema “Oportunidades de negócios no setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul”e conta com diversas palestras e mostra de produtos e serviço. O Sesi e o Cetec Senai Dourados participam do evento.
No caso da participação do Cetec Senai Dourados, o gerente da unidade, Gilberto Evídio Shaedler, destacou que além da Microdestilaria de Etanol, a equipe também estará oferecendo informações sobre os serviços que o Senai disponibiliza para atender o setor. “Hoje nós temos condições de capacitar o trabalhador para atuar desde o plantio da cana-de-açúcar, passando pelo processo de fabricação de etanol e açúcar até a fase final da logística de distribuição dos produtos, atuando na qualificação de mão-de-obra e na prestação de serviços técnicos e tecnológicos em apoio à indústria”, disse Gilberto Shaedler.
Já a unidade local do Sesi participa com informações dos serviços voltados ao segmento e com a palestra Gestão de saúde e segurança no trabalho para o setor sucroenergético, com o consultor de São Paulo, Carlos Augusto Ventura Secco. A palestra será na terça-feira (08/11), ás 16 horas. “Esse setor vivencia o seu fortalecimento e como a maioria das usinas está instalada na nossa região, o Sesi participa e apoia os eventos que envolvem esse segmento industrial”, declarou a gerente do Sesi de Dourados, Rosilene Moreira.
Por: Da Redação