Estado

Lauro Davi diz que Jardim conta com pouca estrutura de saúde para atender a população

 

O deputado estadual Lauro Davi (PSB) esteve na tarde de ontem (12/08) em Jardim acompanhando a oitiva da CPI da Saúde em MS que foi realizada no município. Dessa vez, a oitiva foi realizada com o atual secretário de saúde do município, Jorge Cafure Junior, o ex-secretário municipal de saúde, Claudemyr Soares, o diretor-presidente do Hospital Marechal Rondon, Marcos Antonio Ruiz, o ex-diretor-presidente do hospital Marechal Rondon, Heron dos Santos Filho e o atual presidente do conselho municipal de saúde, Luiz Carlos Ribeiro Cristaldo.

A reunião da CPI da Saúde foi realizada na Câmara Municipal de Jardim, e contou com a presença de mais de 100 pessoas que acompanharam de perto os trabalhos da Comissão. Além dessa reunião, os deputados Lauro Davi e Amarildo Cruz (PT) realizaram uma visita ao hospital Marechal Rondon. Os parlamentares puderam conhecer a estrutura do hospital, que conta com 37 leitos – nenhum deles de Unidade de Terapia Intensiva – disponibilizados para atendimento de urgência e emergência, além de cinco médicos-cirurgiões, quatro clínicos-gerais e um médico-pediatra que fica de sobreaviso.

Para o deputado Lauro Davi – vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da CPI da Saúde em MS ficou claramente constatada a falta de estrutura médica e de hospitais para atender a população da região de Jardim. “Essa sem dúvida é uma região carente de médicos especialistas e estrutura de hospitais para atender a população de Jardim e das cidades próximas”, afirmou o parlamentar.

Agora, os próximos municípios do interior de MS a receber a CPI da Saúde em MS serão Paranaíba e Três Lagoas, respectivamente nos próximos dias 19 e 20 de agosto.

CPI da Saúde

Criada em maio de 2013, a CPI da Saúde que investiga as possíveis irregularidades na área da saúde pública em Mato Grosso do Sul, a Comissão já ouviu os gestores e presidentes dos conselhos municipais de saúde de Campo Grande, Dourados, Coxim e Aquidauana.
Os próximos municípios do interior de MS a receber oitivas da CPI da Saúde em MS serão: Três Lagoas, Paranaíba, Nova Andradina, Naviraí, Ponta Porã e Corumbá.
A comissão tem 120 dias para apurar todas as denúncias de irregularidades e, caso necessário, poderá ter esse tempo estendido por mais 60 dias para a conclusão das investigações.

Os deputados que compõe a CPI da Sáude em MS são – Amarildo Cruz (PT), Lauro Davi (PSB), Júnior Mochi (PMDB), Maurício Picarelli (PMDB) e Onevan de Matos (PSDB).

 

Por: Da Redação