Estado

Jornal da TV Brasil Pantanal conta a história da Divisão de MS

 

O Repórter MS apresenta nesta sexta-feira, 11 de outubro uma edição especial em comemoração aos 36 aos da Divisão de Mato Grosso do Sul. Entrevistas especiais contam a história do movimento divisionista e os bastidores políticos da época. O programa é exibido de segunda a sexta, às 18 horas.

Segundo o coordenador de Jornalismo da emissora, Edmir Conceição, a ideia é ressaltar a data como um marco no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Fomos ouvir pessoas que acompanharam mais de perto as articulações em torno da Divisão do Estado, como o historiador Hildebrando Campestrini e o fotógrafo Roberto Higa”, conta Conceição.

Além da edição especial do Repórter MS, que será encerrada com a veiculação do Hino de Mato Grosso do Sul, gravado especialmente pelo Coral dos Servidores para a TV Brasil pantanal, a emissora também preparou uma programação diferenciada para a 104 FM Rádio MS.

Os destaques ficam por conta do Departamento de Jornalismo da Rádio e dos programas Sala de Jazz e Blues e Derivados. No dia da Divisão, 11 de outubro, o Repórter 104 faz uma viagem na história da música regional. O jornal da emissora terá uma edição dedicada aos festivais de música que aconteceram a partir da criação do Estado: Prata da Casa (1982), Caramujo Som (1993) e Gerações MS (2006). Os ouvintes terão acesso a depoimentos e gravações exclusivas das canções dos festivais ou de registros que resultaram a partir desses momentos.

Os apreciadores do blues também serão agraciados no sábado com a edição voltada inteiramente para os artistas que trabalham com esse gênero musical em Mato Grosso do Sul. O Destaque Comentado, quadro principal do programa, conta a história do blues em Mato Grosso do Sul por meio de artistas e canções que desbravaram esse gênero no âmbito regional.

Segundo o jornalista Clayton Sales, o programa Sala de Jazz do próximo domingo, 13 de outubro faz um especial destacando o melhor da música instrumental sul-mato-grossense. “Preparamos alguns momentos virtuosos com Almir Sater, Miguelito e Marcelo Loureiro”, explica Sales.

Serviço: O Repórter MS especial sobre a Divisão do Estado será exibido na sexta-feira, 11 de outubro, às 18 horas, pela TV Brasil, canal 04 (TV aberta) e 15 da Net. Os especiais da 104 FM também começam no dia da Divisão, com o Repórter 104 exclusivo sobre os festivais de MS. Já o Blues e Derivados acontece no sábado, das seis às oito da noite. O Sala de Jazz é veiculado todos os domingos, a partir das 21 horas.

 

Por: Da Redação