Ícone do site Pérola News

IFMS recebe oito prêmios em feira científica nacional

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistou oito prêmios na 11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), evento organizado pela Universidade de São Paulo e realizado entre os dias 11 e 16 de março, na Capital paulista. Os projetos premiados são dos câmpus Campo Grande e Nova Andradina.

O projeto “Startracker”, desenvolvido pelo estudante do curso técnico em Informática, Leonardo Vasconcelos Lopes, de Nova Andradina, recebeu três prêmios e o direito de representar a FEBRACE na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul. Orientado pelo professor Rodrigo Duran, o estudo utiliza a tecnologia da informação para localizar corpos celestes, facilitando o ensino de astronomia e física.

Também de Nova Andradina, o projeto “Uso de mapas espaciais para avaliação do transporte de macronutrientes em laranjeiras da variedade Monte Parnaso” ficou em 2º lugar na categoria Ciências Agrárias (individual). Desenvolvido pelo estudante Vanderson Queiroz de Oliveira, do curso técnico em Agropecuária, o estudo foi credenciado a participar de eventos científicos em Fortaleza e Recife. Os orientadores são os professores Grazieli Suszek e Mauro de Lima.

“A experiência foi gratificante, não só pela premiação. Oportunidades como essa servem de incentivo à carreira acadêmica dos estudantes. Na FEBRACE, eles tiveram contato com alunos de todo país e pesquisadores renomados que, com suas opiniões, contribuíram para as pesquisas”, comenta o professor Rodrigo Duran.

Campo Grande

As estudantes do curso técnico em Informática, Giulia Faustini Milan e Bárbara Santos Munhão, da capital, também receberam o prêmio Intel de Excelência na Ciência da Computação. Sob orientação do professor Antônio Miguel Zarth, as estudantes apresentaram o Chatterbot Alana, robô virtual que tira dúvidas sobre o IFMS. “Vamos continuar o projeto tornando a Alana mais complexa, capaz de responder a mais perguntas. Vamos dar mais conhecimento a ela e mais qualidade nas respostas”, explica Bárbara.

“Elas começaram o projeto no primeiro semestre do curso. Não sabiam muito sobre computação e precisaram aprender as ferramentas. Trabalharam muito e a recompensa é merecida”, comemora o orientador.

FEBRACE

A feira é promovida desde 2003 com o objetivo de estimular jovens cientistas a desenvolver projetos criativos e inovadores. Na edição de 2012, o IFMS levou quatro estudantes ao evento, e foi premiado com o trabalho de Rebeca Fernandes. A aluna do Câmpus Campo Grande apresentou um protótipo que verifica a capacidade de iluminação em diversos ambientes.

Como prêmio, a estudante participou da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile