Ícone do site Pérola News

Ibope, votos válidos em MS: Reinaldo tem 51% e Delcídio, 49%

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (20) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para governador de Mato Grosso do Sul:

– Reinaldo Azambuja (PSDB): 51%
– Delcídio do Amaral (PT): 49%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 13, Reinaldo tinha 51% e Delcídio, 49%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Morena.

Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

– Reinaldo Azambuja (PSDB): 46%
– Delcídio do Amaral (PT): 45%
– Branco/nulo: 4%
– Não sabe/não respondeu: 5%

Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente.

O Ibope ouviu 812 eleitores em 32 municípios entre os dias 17 a 19 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Eleitoral Regional sob o número MS-0072/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01135/2014.

Rejeição

O Ibope perguntou, independentemente da intenção de voto, em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Veja os números:

Reinaldo – 37%
Delcídio – 36%

Expectativa de vitória

O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo governador de Mato Grosso do Sul, independentemente da intenção de voto. Para 44%, Delcídio sairá vitorioso; 42% acreditam que Reinaldo ganhará; 14% não sabem ou não responderam.

1º turno

No primeiro turno, Delcídio teve 42,92% dos votos válidos e Reinaldo, 39,09% (veja os números completos da apuração em Mato Grosso do Sul).

Sair da versão mobile