Estado

Governo do Estado apresenta durante Fórum na Rio+20 a Carta do Cerrado

 

Durante os eventos de hoje (18) da Rio+20, no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), participa das reuniões e dos trabalhos do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente do Cerrado.

Será um dia inteiro de reuniões e debates, em que o assunto principal é o Cerrado. Às 15 horas, será realizada uma mesa redonda do Fórum, na qual o diretor de Desenvolvimento do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), representando o governo do Estado, apresentará a “Carta do Cerrado”, documento que traz considerações, recomendações e prioridades estabelecidas pelo Fórum para o Bioma Cerrado.

“Trata-se de um documento elaborado após uma série de reuniões, onde estivemos (Imasul) presentes, e que entendemos como sendo os pontos que devem nortear a atuação não só dos Estados, mas também do governo federal e, em muitos aspectos, da própria sociedade civil”, destacou Roberto Gonçalves.

A Carta do Cerrado traz recomendações e destaca prioridades a serem adotadas pelo poder público e pela sociedade civil. A Carta recomenda, entre outras ações, a ampliação de recursos de diferentes fontes a serem investidos nas regiões que abrangem o bioma Cerrado (13 Estados brasileiros mais o Distrito Federal), de forma integrada e descentralizada, priorizando a captação e destinação de recursos para investimentos no Bioma e a efetiva participação dos Estados no planejamento, na negociação e ampliação.

Além disso, o documento recomenda o monitoramento contínuo e integrado entre os Estados do Plano de Ação para Prevenção e Controle para Desmatamento e Queimadas do Cerrado (PPCerrado) e incentiva a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e a proteção dos ecossistemas do Cerrado, valorizando sua importância social, ambiental e econômica desenvolvendo atividades produtivas, de educação ambiental e fomento à pesquisa.

Rio +20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) tem como objetivo assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes. O evento acontece na cidade do Rio de Janeiro até o dia 22 de junho.

Leia a Carta do Cerrado no link abaixo:

Carta_do_Cerrado_Rio+20.pdf

 

Por: Da Redação