O governador André Puccinelli participou nesta quinta-feira (26) da cerimônia de encerramento do Curso de Formação de Técnicos Penitenciários da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS). A solenidade teve homenagens a autoridades e premiação dos melhores alunos.
A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, na Capital. Dos aprovados no concurso público de provas e títulos realizado pelo governo do Estado em 2013, um total 270 candidatos concluíram o curso de formação e estão aptos a exercer o cargo de técnico penitenciário.
“Nós assumimos um compromisso com a categoria e estamos capacitando e ampliando o nosso contingente para fazer frente às necessidades do Estado. Sabemos da responsabilidade e da importância em manter a segurança em nosso Estado. É uma das prioridades do nosso Governo. Estamos investindo em capacitação dos agentes, construção de novos presídios e agora a conclusão deste curso de formação para novos 270 técnicos penitenciários para reforçarem a segurança e os trabalhos dentro dos presídios”, afirmou André Puccinelli.
Com carga horária de 420 horas/aulas, o curso de formação envolveu 17 disciplinas teóricas e práticas, além de estágio supervisionado. Para o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Souza de Oliveira Filho, é um reforço para as atividades de segurança dentro dos presídios e veio em boa hora. “É uma grande honra para nós termos um Governo que nos auxilia. Temos essa necessidade de novos técnicos atuando dentro dos presídios e o Governador nos atendeu. A população carcerária tem aumentado. Desde o início de 2014 temos mais 700 novos presos e este reforço de novos recursos humanos vem atender às necessidades mais emergentes. Ainda precisamos de novos concursos, mas temos que trabalhar conforme as condições. Estes novos técnicos serão distribuídos para atuarem em Campo Grande, onde estão 50% de toda a população carcerária do Estado, e também nos 17 municípios onde a Agepen está presente” afirmou o Coronel Deusdete de Oliveira.
Para o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o Estado tem trabalhado para atender as demandas da segurança pública. “Temos este curso sendo concluído, com 270 novos técnicos penitenciários. Estamos investindo na construção de 3 novos presídios em Campo Grande e mais outros seis no interior do Estado. Estamos concluindo os cursos de formação para os aprovamos no concurso para Polícia Militar, Polícia Civil e peritos. Novos delegados já foram nomeados. O governo está trabalhando para aprimorar a segurança pública” afirmou Jacini.
Os novos técnicos penitenciários começarão a atuar a partir do mês de julho, reforçando os trabalhos desenvolvidos para fortalecer e tornar ainda mais eficiente o sistema penitenciário. Hoje, são cerca de 1.330 servidores do sistema penitenciário em todo o Estado.
Durante a cerimônia de conclusão do curso de formação, o governador André Puccinelli, o Secretário Jacini, a Secretária de Administração Thie Higuchi, o diretor da Escola de Governo, André Luiz Godoy, receberam homenagens dos servidores penitenciários, que elogiaram o andamento de todas as fazes do concurso, realizado pela SAD, com eficiência e probidade.
Disciplinas do curso
Conceitos e Estratégias sobre Gerenciamento de Crises e Mediações de Conflitos (CEGCMC); Condicionamento Físico e Defesa Pessoal (CFDF); Criminologia Clínica (CC); Direitos Humanos, Ética e Cidadania (DHEC); Estrutura Institucional e Legislação de Pessoal Penitenciário (EILPP); Inteligência Penitenciária (IP); Lei de Execução Penal e Tratamento Penal (LEPTP); Noções de Biossegurança x Sáude do Trabalhador (NBST);- Noções de Direito Penal e Processual Penal (NDPPP); Noções de Toxicologia (NT); Primeiros Socorros/Combate a Incêndio (PSCI); Psicologia e Relações Humanas (PRH); Psicologia Comportamental do Criminoso (PCC); Relacionamento Interpessoal (RI); Segurança Física/Rotinas e Procedimentos de Segurança (SFRP); Noções Teóricas e Práticas de Administração e Finanças (NTPAF); Noções Teóricas e Práticas de Assistência e Perícia (NTPAP) e Estágio Supervisionado.
Por: Da Redação