Esse é o valor negativo que o Brasil contabiliza anualmente por conta das ligações clandestinas e fraudes nos medidores de energia elétrica. O prejuízo equivale a 13% do montante que deveria ser faturado e recebido dentro do setor elétrico nacional.
Mato Grosso do Sul também faz parte deste cenário, onde o furto equivale ao consumo anual da cidade de Dourados e acarreta um prejuízo de 112 milhões de reais. Mas o Estado começa a mudar esta realidade. Um exemplo disso foi a resposta prontamente dada à campanha de prevenção ao furto e desperdício de energia elétrica, realizada pela Enersul em 2011. O furto onera as tarifas, compromete a segurança e reduz os investimentos em serviços essenciais para a própria comunidade, ou seja, uma conta que todo mundo paga. E quem não paga pela energia que utiliza, não tem motivos para economizar: além de energia, desvia impostos que podem gerar benefícios para a nossa sociedade, em áreas importantes como segurança, saúde, educação e bem estar social.
Com um efetivo exercício de cidadania, a população registrou, nos canais de atendimento da Enersul, cerca de 10 mil denúncias de fraude, envolvendo desde residências até estabelecimentos comerciais, muitos localizados em áreas nobres do Estado. Isso reflete a reprovação da maioria das pessoas a esse tipo de crime e demonstra a preocupação de todos em consolidar no Mato Grosso do Sul uma sociedade consciente de seus direitos e obrigações.
CONSCIÊNCIA e DENÚNCIAS
A Enersul, somente em 2011, identificou quase 35 mil unidades consumidoras com irregularidades nas ligações, em um programa de inspeções onde investiu mais de 20 milhões de reais. Este trabalho é desempenhado continuamente, por obrigação dos deveres de sua concessão e também em atenção à grande maioria de seus 840 mil clientes.
Na operação “Curto-Circuito”, deflagrada pela Polícia Civil no início deste mês, nas cidades de Campo Grande, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo e Terenos, 22 endereços foram confirmados e várias pessoas foram presas, após seis meses de investigações pela polícia, que solicitou apoio da empresa na verificação de locais onde foram praticadas fraudes que alteravam o registro, nos medidores, da energia consumida.
A Polícia dará continuidade às investigações, assim como levará em consideração novas denúncias em todo o Estado. O interesse da Enersul é o de normalizar rapidamente as instalações que foram adulteradas, para que todos os seus clientes utilizem a energia de modo racional, seguro e eficiente. Para isso, oferece orientação sobre o uso eficiente de energia em seu site, www.enersul.com.br, e nas suas agencias de atendimento pessoal.
A empresa também disponibiliza seu tele-atendimento durante 24 horas por dia, todos os dias, pelo numero 0800 722-7272, para fornecimento de orientações, solicitação de serviços ou denuncias de casos de furto de energia. A ligação é gratuita, também para telefone celular.
É a ENERSUL prevenindo o furto e o desperdício de energia.
Por: Da Redação