Estado

Fórum Estadão: André confirma nova fábrica de celulose em MS e defende sustentabilidade da indústria florestal

 

O governador André Puccinelli confirmou durante participação em painel de debate do Fórum Estadão Regiões – Centro Oeste, nesta quarta-feira (9), a instalação de mais uma fábrica de celulose em Mato Grosso do Sul, na cidade de Ribas do Rio Pardo. O crescimento da indústria do ramo florestal tem sido incentivado pelo governo do Estado, pelo grande alcance econômico que tem, gerando emprego e renda com preservação ambiental, defendeu Puccinelli.

André participou do painel “Panorama político-econômico da região”, ao lado do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e do governador em exercício de Goiás, José Eliton Junior. Abordando temas propostos pelo mediador – o editor de economia do jornal O Estado de São Paulo, Cley Scholz – e respondendo a perguntas da plateia – os três líderes afirmaram que o Centro-Oeste tem buscado o desenvolvimento sem comprometer a produção de alimentos e o cuidado ambiental.

Puccinelli destacou que existe uma preocupação em Mato Grosso do Sul em garantir a preservação do Cerrado e do Pantanal, por isso a diversificação da matriz econômica é incentivada com base na vocação das regiões e sem perder de vista o meio ambiente. André explicou que áreas antes degradadas estão agora sendo usadas para o plantio de florestas, o que gera matéria prima para a indústria de papel e celulose e combustível para outros setores. “Temos duas grandes indústrias de celulose em Três Lagoas, a Arauco chilena está em negociação e vamos ter mais uma em Ribas do Rio Pardo, cujo nome ainda não podemos anunciar”, afirmou. “E temos siderúrgicas que usam o carvão, e incentivamos o carvão vegetal, de florestas plantadas, em vez do carvão mineral”.

Citando o constante questionamento sobre incentivos fiscais concedidos por Mato Grosso do Sul e outros estados, Puccinelli afirmou que indústrias que estão sendo atraídas têm ainda essa característica positiva, de gerar o desenvolvimento limpo, com plantio de florestas que ajudam na redução do gás carbônico, em vez de serem poluentes – como a base industrial de grandes estados como São Paulo.

 

Por: Da Redação