Estado

FETEMS recusa proposta do governo e paralisação acontece nesta terça

 

A comissão de negociação da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) recusou a proposta de política salarial para o magistério em 2014, apresentada pelo governo do Estado, em reunião na manhã desta segunda-feira (2), na sede da governadoria.

Em protesto a categoria mantém a paralisação da Rede Pública de Ensino amanhã (3) e realizará, em Campo Grande, uma Assembleia Geral na sede da Federação, Rua 26 de Agosto, 2.296 no Bairro Amambai, a partir das 8 horas, com representantes dos trabalhadores em educação de todo o estado. Na ocasião serão definidos os rumos das mobilizações.
De acordo com o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, a proposta defendida pela entidade prevê a instituição do Piso por 20 horas semanais, em um prazo de três anos, atualmente o governo paga por R$ 1.810,05 por 40 horas, no entanto, não houve um acordo, já que o governo propôs implementar a medida em oito anos. “Oito anos é muito tempo para termos o piso por 20 horas, nós não tínhamos como aceitar essa proposta, inclusive em nossa última Assembleia Geral nós tiramos o indicativo de greve para o início do próximo ano letivo, caso o governo continue sem retroceder em seu posicionamento”, afirma.

O presidente da Fetems enfatiza que a mobilização desta terça irá repudiar a falta de sensibilidade e compromisso do governo com a valorização dos trabalhadores em educação. “Vamos paralisar as atividades nas escolas para defender nossa posição de luta pela valorização profissional da categoria e por uma educação pública de qualidade. Temos o compromisso histórico pelo reconhecimento e a valorização dos profissionais em educação”, disse.

Participaram da reunião com o governo do Estado, representando a comissão da Fetems, além do presidente da entidade, o secretário de finanças, Jaime Teixeira, a secretária adjunta, Maria Ildonei de Lima Pedra e o presidente do Simted de Dourados (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), João Azevedo.

Confira a fala do presidente da Fetems após a reunião com o governador

Por: Da Redação