Na manhã desta segunda-feira (28) representantes da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul) estiveram reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado, Jerson Domingos (PMDB) e o deputado estadual, Pedro Kemp (PT), para dar continuidade nas negociações sobre a unificação da carreira dos trabalhadores em educação do Mato Grosso do Sul.
O presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, explica que a luta da Federação é para que os administrativos da educação tenham sua carreira incluída no Estatuto dos Profissionais da Educação Básica de MS, na Lei Complementar 0087/2000. “A partir deste avanço teremos uma carreira unificada para os trabalhadores em educação de MS, professores e administrativos, que são os educadores do nosso Estado, terão um reajuste salarial igual e os administrativos da educação passam a ter uma carreira única, com a data base de reajuste no inicio do ano”, afirma.
Roberto Magno explicou ainda que nesta primeira reunião, que aconteceu na presidência da Assembleia Legislativa, os representantes da FETEMS e os deputados debaterão sobre a formação da comissão que irá acompanhar as negociações com o Governo do Estado e entregaram um documento contendo as reivindicações da categoria para a reformulação da Lei Complementar 0087/2000. “Os deputados Jerson Domingos e Pedro Kemp receberam o documento e nos garantiram que na sessão desta terça-feira (29) serão anunciados oficialmente os nomes dos deputados que irão formar a comissão que irá intermediar as nossas negociações com o Governo do Estado. Até o momento a Assembleia Legislativa está cumprindo todos os combinados conosco e temos certeza que com este apoio avançaremos nas negociações”, disse.
Para o deputado Pedro Kemp a reunião desta segunda-feira (28) demonstra que a Assembleia Legislativa está comprometida com a luta dos trabalhadores em educação. “Hoje demos início as negociações e após esta comissão formada e oficializada em sessão ordinária da Casa de Leis tenho certeza que a FETEMS terá o apoio necessário para prosseguir com as negociações em relação à unificação da carreira dos trabalhadores em educação de MS. Esperamos ter, ainda no primeiro semestre, um encaminhamento concreto sobre as reivindicações da categoria na reformulação deste Estatuto”, enfatiza.
Já o presidente da Assembleia, Jerson Domingos, ressaltou que esta primeira reunião sinaliza que os deputados estaduais estão dispostos a somar com os trabalhadores em educação e com a FETEMS para que as negociações com o Governo do Estado avancem. “Inicia-se um novo momento nas negociações entre a Federação e o Governo, de uma forma integrada com o poder legislativo esperamos avançar nas reivindicações dos trabalhadores em educação. Nesta terça-feira (29) anuncio oficialmente a comissão de deputados que irá acompanhar as negociações com o Governo e logo depois já marcaremos uma reunião com os representantes da FETEMS para darmos continuidade às negociações”, conclui.
Participaram da reunião representando a Federação:
Elaine de Sá Costa – Vice – presidente da FETEMS
Deumeires Batista – Secretária geral da FETEMS
Jaime Teixeira – Secretário de finanças da FETEMS
Idalina Silva – Secretária dos funcionários administrativos da educação da FETEMS
Amarildo do Prado – Secretário de assuntos jurídicos da FETEMS
Denize Silva de Oliveira – Presidente do SIMTED de Ponta Porã
Maria Diogo – Presidente do SINTED de Três Lagoas
Wilds Ovando – Secretário de administração e patrimônio da FETEMS e Presidente do SINTEDE de Campo Grande
João Vanderley Azevedo – Presidente do SIMTED de Dourados
Por: Da Redação