O sul-mato-grossense Waldemir Moka (PMDB) foi apontado o terceiro senador mais bem avaliado em estudo elaborado pela revista Veja e pelo Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj).
De acordo com o levantamento, Moka se destacou em vários temas discutidos e votados no Congresso Nacional em 2011. O primeiro colocado entre os senadores é Francisco Dornelles (PP-RJ) com nota 7,3, seguido da senadora Ana Amélia (PP-RS) com 7,2 e Moka com nota 6,3.
“VEJA e o Núcleo de Estudos do Congresso, do Rio de Janeiro, avaliaram deputados federais e senadores, aferindo como eles se posicionam com palavras e votos em relação a questões vitais em tramitação nas duas casas legislativas”, afirma a revista.
O estudo selecionou oito temas debatidos e votados no Congresso Nacional. Eles foram distribuídos entre 54 projetos de lei e medidas provisórias. “Veja classificou os deputados e senadores de acordo com o posicionamento deles em relação às proposições”, explica a publicação.
Antes de dar notas para cada tema selecionado, Veja afirma que aplicou uma “cláusula de ética”, expurgando previamente da análise os parlamentares envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa.
Ao tomar conhecimento do resultado da pesquisa feita pela Veja em parceira com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Moka se disse muito feliz porque tinha consciência de que procurou exercer o mandato de senador com ética, transparência e fiel aos interesses da sociedade.
“De fato, é uma notícia excelente porque ela representa com inteira verdade aquilo que tentei fazer no Senado. É meu primeiro ano na Casa, mas me senti muito à vontade e confiante de que, com trabalho, eu conseguiria atender às expectativas em torno do meu mandato”, avalia.
De acordo com reportagem da Veja, “a posição que um parlamentar ocupa no ranking expressa, dessa forma, seu grau de ativismo legislativo a favor ou contra os oito temas centrais estabelecidos pela pesquisa”.
Acesse ao ranking completo sobre o desempenho de senadores e deputados em 2011: http://veja.abril.com.br/infograficos/ranking-deputados-senadores/
Por: Da Redação