Ícone do site Pérola News

Estado inicia hoje a entrega dos prêmios do programa Escola para o Sucesso

O governo do Estado inicia a entrega dos prêmios do programa Escola para o Sucesso nesta segunda-feira (26), em Três Lagoas. Serão premiados 953 alunos da Rede Estadual de Ensino da região do Bolsão.

Instituído em 2010, o programa entrega prêmios para os melhores alunos de cada ano da Rede Estadual de Ensino com o melhor desempenho. Nesta edição, serão entregues 4.910 tablets ao primeiro classificado, 4.910 netbooks ao segundo melhor alunos e 4.910 bicicletas para o terceiro colocado, totalizando 14.730 prêmios.

De acordo com o regulamento do programa Educação para o Sucesso, instituído pela lei nº 3.966, de 23 de setembro de 2010, os alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino que apresentarem melhor desempenho escolar, com base nas avaliações bimestrais e na assiduidade às aulas, receberão, anualmente, prêmio que poderá ser em espécie, equipamentos ou materiais.

Na primeira edição do programa, em 2011, foi premiado somente o primeiro colocado com um notebook. Nesta edição, o governo do Estado ampliou o programa, premiando os três primeiros classificados. Em Mato Grosso do Sul são 362 escolas estaduais e cerca de 290 mil alunos.

Em fevereiro deste ano, o governo do Estado publicou um decreto que acrescentou mais uma categoria de alunos premiados na educação profissional: a de turmas anuais. Anteriormente, o decreto já definia o prêmio para as salas multianuais, cujos alunos apresentarem o melhor desempenho, em turmas com no máximo 12 alunos. A partir de 2012, nas salas com mais de 12 alunos serão distribuídos três prêmios.

O governador do Estado, anualmente, definirá o prêmio a ser oferecido aos alunos. Será classificado apenas um aluno por ano escolar, no âmbito de cada escola estadual. Excepcionalmente quando o somatório dos alunos do ano escolar for superior a 110, poderá ser premiado um maior quantitativo de alunos.

Critérios

Na eventualidade de entrega de três tipos de prêmios, estes serão distribuídos de acordo com a classificação do número total de alunos a serem premiados por ano escolar, de acordo com a seguinte regra: para o primeiro 1/3 dos alunos mais bem classificados será entregue a mesma premiação, que consistirá no prêmio de maior valor; para o segundo terço dos alunos classificados será entregue idêntica premiação, correspondente ao prêmio de segundo maior valor e para o último terço dos alunos classificados também será entregue prêmio igual, correspondente ao prêmio de menor valor.

Os prêmios se destinam aos alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino, e levará em conta: o nível de ensino, a etapa, a modalidade e o ano escolar; o desempenho acadêmico nas avaliações bimestrais nos componentes curriculares e/ou disciplinas e a assiduidade às aulas.

Terá direito ao prêmio o aluno que apresentar o melhor desempenho acadêmico nos componentes curriculares e ou disciplinas; que cursar todos os componentes curriculares e ou disciplinas da Matriz Curricular e cursar os quatro bimestres em escola da Rede Estadual de Ensino, independentemente do nível de ensino, da etapa e/ou da modalidade.

O decreto que regulamenta o programa é o 13.117, de 3 de fevereiro de 2011.

Em Três Lagoas, a solenidade de premiação acontecerá às 9 horas, no Centro de Referência da Assistência Social e Educacional (Crase), localizado na avenida Clodoaldo Garcia, 2.403, na Vila Haro II.

Meio Ambiente

No município de Três Lagoas, o governador do Estado juntamente com a prefeita Márcia Moura também inaugura o prédio do 3° Pelotão de Polícia Militar Ambiental. As obras no prédio tiveram investimento de aproximadamente R$ 600 mil.

Instalada em imóvel pertencente ao governo do Estado, a sede própria do pelotão, na Vila Piloto, teve suas obras iniciadas em meados de 2007, através de recurso de Compensação Ambiental da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) por intermédio do Ministério Público Estadual e da Prefeitura Municipal de Três Lagoas. Até este momento o quartel ainda vem recebendo obras externas complementares, assim como adequações diversas, intervenções que contam com parcerias de empresas, da Promotoria de Meio Ambiente e do Município.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile