O compromisso do Governo do Estado com as ações de Segurança Pública foi reforçado nesta sexta-feira (30) com a entrega de 70 motocicletas, duas caminhonetes para as policias Militar e Civil e 150 pistolas calibre Ponto 40 destinadas a Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito. Durante a entrega o governador André Puccinelli reforçou que os veículos e o armamento são um acréscimo na frota do Estado e vêm para aumentar o quantitativo das corporações.
A preocupação e o investimento em uma segurança pública ainda melhor foram demonstrados pelo governador. “Para se fazer uma Segurança Pública boa, precisa-se de profissionais e estamos estimulando os recursos humanos que temos. Há anos a polícia não tinha renovação de fardas, viaturas, munição, estímulo salarial e profissional e estamos fazendo isso. Depois precisa-se de inteligência e logística. A instrumentação para isto está acontecendo através das viaturas de quatro e duas rodas. Além disso, cursos estão sendo oferecidos para o aprimoramento da força policial do Estado. Como segurança pública é gênero de primeira necessidade, precisamos estar sempre nos atualizando, todos os dias, para que possamos cumprir o mister (ofício) de segurança para as nossas famílias”, enfatizou o governador. “Assim como eu quero para mim, e o cidadão quer para sua família, nós como Estado, temos obrigação de proporcionar”.
Foram entregues também duas caminhonetes modelo Nissan/ Frontier, destinadas para a Polícia Civil, repassadas para a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar). Ao todo foram investidos R$ 849.045,60 em veículos e armamento altamente tecnológico.
As 150 pistolas calibre Ponto 40 destinadas à Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito vão refletir no desempenho, na segurança, inclusive, das polícias que estão nas ruas e da comunidade. “Materiais com tecnologia de ponta como estas armas vêm somar no desempenho de cada um dos nossos colaboradores, elevando a autoestima deste policial e garantindo um melhor desempenho nas nossas ações como guardiões da cidadania”, aprovou o comandante da Ciptran, tenente-coronel Alírio Villasanti.
Segundo Villasanti a Ciptran conta com estrutura de equipamentos modernos e tecnologia avançada com quantidades suficientes para atender a demanda do Estado. “Hoje possuímos pistolas, decibelímetros para medição de níveis sonoros, aferidores de películas de insulfilme, radares móveis, etilômetros [bafômetros], vans para transporte das tropas, entre outros. A nossa estrutura cresceu de forma significativa e histórica”, ressaltou o tenente-coronel.
Das 40 motocicletas destinadas a Polícia Militar, 28 irão atender os batalhões de Campo Grande (1º BPM, 9º BPM, 10º BPM), seis serão recebidas pelo 6º BPM de Corumbá e outras seis serão designadas ao 8º BPM de Nova Andradina. As outras 30 motocicletas foram destinadas ao Getam (Grupo Especial Tático de Motos), vinculado a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crise e Operações Especiais) da Polícia Militar.
Os veículos serão utilizados no desenvolvimento da patrulha preventiva ostensiva e nas ações relacionadas à filosofia de Polícia Comunitária. Para o comandante-geral da Polícia Militar coronel Carlos Alberto David dos Santos, irá ocorrer um estreitando ainda maior do relacionamento com o cidadão e a busca por uma solução em conjunto dos problemas da Segurança Pública no Estado. “Com estes veículos vamos reativar o Grupamento de Motos da PM, o Getam, que será colocado subordinado à Cigcoe, recebendo assim o treinamento correto, adequado, bem como capacitar o policial militar que for atuar neste grupamento e principalmente dispor de um policiamento rápido e dinâmico em diversas regiões de Campo Grande ao mesmo tempo”, ressaltou o coronel David.
“Certamente que vai refletir na redução da criminalidade com uma maior presença da polícia nas ruas, não há dúvida que o criminoso será inibido em várias práticas criminosas e quem sai ganhando com esta atuação é o cidadão”, completa o comandante da PM.
Redução da criminalidade
De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul a entrega das viaturas e das armas visa instrumentalizar o Plano de Segurança Pública melhorando as condições de trabalho da polícia de Campo Grande e dos municípios do interior do Estado, como Nova Andradina e Corumbá, bem como as equipes especializadas. “O reaparelhamento constante da Segurança Pública proporciona uma capacidade maior de atuação, para que a segurança de a resposta que os nossos cidadãos tanto esperam”, enfatizou Jacini.
Ele lembrou que a oportunidade de capacitação de pessoal, aliada à gestão da polícia, faz com que os resultados do Plano de Segurança do Estado registrem redução na criminalidade, principalmente dos crimes de maior impacto que são crimes contra a vida como os homicídios e os contra o patrimônio. “Neste mês contabilizamos redução nos índices de criminalidade com 14% a menos de casos de homicídios na Capital e queda de 16% no interior. Números superiores às metas estabelecidas que eram de 6% em Campo Grande e 8% nas demais localidades. É uma clara demonstração de que o governo do Estado continua resgatando o compromisso de reaparelhar a polícia, de melhorar a gestão para que seu desempenho reflita no atendimento da sociedade”, destacou o secretário.
Os veículos foram adquiridos por meio de convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/Ministério da Justiça) e a Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), após formulação de projeto elaborado pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária.
Participaram da entrega o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos; o deputado estadual Marcio Monteiro; o delegado-geral da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, Jorge Razanauskas Neto; representantes da Segurança Pública e dos Conselhos Comunitários, além de autoridades e policiais civis e militares.
Por: Da Redação