Estado

Estado anuncia investimentos de R$ 181 milhões em educação no MS Forte 2

Lançamento do MS Forte 2, Plano de Desenvolvimento do MS (Foto: Rachid Waqued)

 

Dentro do programa “MS Forte-2”, lançado na noite de quinta-feira (15), a educação pública estadual de Mato Grosso do Sul se consolida com a construção de 11 novas escolas. Até 2013, 25 já foram construídas. Representa um grande avanço na educação, que também vai ampliar e reformar toda a rede física existente nos 79 municípios, totalizando 362 escolas estaduais. Serão 83 escolas que receberão melhorias.

Lançamento do MS Forte 2, Plano de Desenvolvimento do MS (Foto: Rachid Waqued)

A SED destaca ainda a realização de uma ação inédita de valorização do ensino durante o atual governo: a entrega todos os anos de kits com material escolar e uniformes e a premiação dos alunos com melhor desempenho da Rede Estadual. Mato Grosso do Sul foi eleito pelo Ministério da Educação como o Estado brasileiro que mais investe em educação (2011), com mais de 32% das receitas aplicadas no setor.

Para a secretária de Estado de Educação, Nilene Badeca, estes investimentos consolidam a qualidade do ensino em Mato Grosso do Sul. “São importantes investimentos para a qualidade da educação e consolidam a Rede Estadual de Ensino em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) a Rede Pública Estadual de Ensino ocupa uma das melhores colocações no Brasil”, destacou Nilene Badeca.

A entrega de uniformes, kits escolares, a premiação dos melhores alunos, a valorização profissional e os investimentos na melhoria da infraestrutura das escolas são os responsáveis pelo avanço do Ideb, que nos anos iniciais alcançou a nota 4.9, ultrapassando a meta para 2015, que é de 4.6 e no ensino médio, a nota, em 2011, foi de 3.5, ultrapassando a meta projetada que era de 3.2.

Dentre as 11 escolas previstas no “MS Forte-2”, há a construção de 8 escolas nos municípios de Bodoquena, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Itaquiraí, Dourados (Distrito de Indápolis), Sidrolândia e Maracaju. Também inova com a construção de três escolas padrão-indígenas.

Quanto às reformas de escolas estaduais, deverão ser beneficiados os municípios de Angélica, Bataguassu, Bonito, Corumbá, Jardim, Maracaju e Nova Andradina.

Estão ainda por serem concluídas as obras das escolas estaduais de Bataguassu, Amambai, Dourados, Três Lagoas, Nioaque (Assentamento Uirapuru) e Ponta Porã (Assentamento Itamarati).

Há ainda no orçamento da SED a construção de 68 coberturas de quadras de esportes em diversos municípios, ampliações e adequações de escolas estaduais para implantação de projeto padrão, sala multifuncional, biblioteca, sala de tecnologia, refeitórios e laboratórios/informática.

No MS Forte-2, a SED prevê aquisição de 300 mil kits escolares (livros, cadernos e material escolar) e 600 mil uniformes escolares, além da entrega de 15 mil tablets para professores das escolas estaduais. Prevê ainda convênio com municípios para transporte escolar, com aquisição de 50 veículos (ônibus).

 

Por: Da Redação