A Secretaria Estadual de Educação publicou nesta quarta-feira (12), no Diário Oficial do Estado (DOE), edital para o processo de preenchimento das vagas aos cursos de educação profissional técnica de nível médio, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a serem operacionalizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Serão disponibilizadas 1.380 vagas para alunos em idade própria, regularmente matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais, nos seguintes cursos: logística, farmácia, floresta, edificações, eletroeletrônica, mecânica, meio ambiente, segurança do trabalho, vestuário, automação industrial, açúcar e álcool, manutenção automotiva, química, eletrotécnica e celulose e papel.
As inscrições para a pré-matrícula (primeira chamada) estão abertas a partir de hoje (12) e ocorrerão exclusivamente na secretaria da unidade escolar em que o estudante se encontra matriculado, por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica do governo federal (Sistec). No ato da inscrição, o aluno deve apresentar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), mesmo sendo menor de 18 anos.
Início das aulas
Conforme o edital, finalizada a pré-matrícula, o Sistec emitirá uma carta de encaminhamento do aluno para a confirmação da matrícula, que requer a apresentação de documentos pessoais à unidade ofertante do curso. As vagas remanescentes, não preenchidas durante a pré-matrícula e matrícula, serão novamente disponibilizadas, com inscrição obrigatória pela internet, via endereço eletrônico http://pronatec.mec.gov.br .
Os cursos serão ministrados nas unidades operacionais do Senac e Senai de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ivinhema, Naviraí, Nova Andradina, Deodápolis, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas. Os oferecidos pelo Senac (logística, farmácia e floresta) terão início entre os dias 14 de maio e 21 de julho, em Campo Grande, Naviraí e Três Lagoas; nos demais, ofertados pelo Senai, as aulas se iniciam no dia 7 de abril.
Por: Da Redação