BrasilEstado

Especialistas orientam 400 estudantes do Brasil e da Bolívia

“Emprender es Crescer” promoveu nesta sexta-feira palestras em Porto Quijarro

 

“Emprender es Crescer” promoveu nesta sexta-feira palestras em Porto Quijarro (Foto: Luiz Henrique, Sebrae/MS)

Em um único dia, jovens estudantes do Brasil e da Bolívia estiveram reunidos nesta sexta-feira (28), no Colégio San Agustín, em Porto Quijarro, na Bolívia, para compartilhar conhecimentos sobre empreendedorismo na região de fronteira, durante o “Emprender es Crecer”.

O objetivo do encontro é estimular o intercâmbio entre os dois países, para que se promova o crescimento econômico e social integrados; através do fomento ao setor empresarial. O evento é uma realização do Sebrae – através do projeto MS Sem Fronteiras – e da Fundacion Trabajo Empresa (FTE); com o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do Fundo Multilateral de Investimento, ligado à instituição financeira.

Participaram das atividades 400 estudantes, que puderam conferir dicas sobre os primeiros passos para se tornarem empreendedores, com o contexto do meio ambiente, liderança, inovação e tecnologia nos negócios. As atividades foram ministradas por empresários e profissionais de mercado brasileiros e bolivianos.

O estudante boliviano Carlos Jonas, que pretende futuramente criar uma empresa para fabricar mochilas e materiais escolares reciclados, garante que a experiência lhe deu mais confiança. “Tenho certeza de que conseguirei colocar minha ideia em prática após as dicas que os empresários deste setor nos repassaram”, afirma.

Já para a jovem Gabriela Alessandra Flores, a palestra sobre empreendedorismo vai servir para um dia realizar o sonho de criar uma escola voltada para esportes na região de Quijarro. “Estou decidida. Além de ter uma orientação de como quero fazer esta escola, posso ganhar mais experiências com estes empresários que tentam despertar o empreendedor que existe em cada um de nós”, ressalta.

O gerente do Sebrae na região do Pantanal, Wellington Vidaurre, garantiu que a missão é continuar estimulando jovens a se envolverem em atividades empreendedoras e destacou o papel das entidades de Brasil e Bolívia no desenvolvimento da região. “O conhecimento é para todos. Queremos que todas essas ideias que estão na cabeça de cada um possam se tornar realidade”, conclui.

 

Por: Da Redação