Estado

Escola para o Sucesso premia esforço e superação de alunos da Rede Estadual

Alunos de Ponta Porã, Antônio João e Laguna Carapã receberam do governador tablets, netbooks e bicicletas

 

Governador Puccinelli entregando prêmio a aluno da rede estadual de ensino

Alunos da Rede Estadual de Ensino mostram que não existe barreira intransponível ou dificuldade insuperável quando a vontade de estudar é grande. O que motiva esses estudantes – muitos jovens ou já adultos – é o desejo de chegar ao menos ao ensino superior, mas os prêmios do Programa Escola para o Sucesso, do governo estadual, têm sido um novo impulso nesse caminho de superação. Nas turmas das 15 escolas de Ponta Porã, Antônio João e Laguna Carapã que hoje (18) receberam do governador André Puccinelli os tablets, netbooks e bicicletas são muitas as histórias que orgulham pais e professores e motivam irmãos, filhos e colegas dos estudantes.

“Queremos que nossos alunos saibam que, na escola, há quem olhe por eles como se fossem filhos. Desde o diretor, os professores, os administrativos. E queremos que se orgulhem da escola pública estadual”, afirmou o governador ao fazer a distribuição dos prêmios, juntamente com o prefeito Flavio Kayatt, a secretária estadual de Educação, Nilene Badeca, e outras autoridades. Estudantes e familiares lotaram o ginásio municipal para a solenidade.

Alunos de Ponta Porã, Antônio João e Laguna Carapã receberam tablets, netbooks e bicicletas

Acompanhado da mãe, Daniel de Oliveira Maldonado, comemorou pela segunda vez a classificação em primeiro lugar da série, e ganhou um tablet pelo desempenho no 4º ano em 2011 na Escola Adê Marques. Com 16 anos de idade, ele não ouve e não fala, mas não vê nisso nenhum impedimento para ser o excelente aluno que é. “A minha escola ajuda muito, gosto muito de lá”, conta ele, usando a linguagem brasileira de sinais, e revelando que a oportunidade de estudar com o auxílio da Libras faz grande diferença. “A comunicação é essencial”. E tanto, que Daniel quer futuramente fazer faculdade de Letras e se especializar nesse campo. “Ele tem mesmo muito apoio na escola, e merece o prêmio porque é esforçado e muito responsável”, confirma a orgulhosa mãe, Clarice de Oliveira. Daniel admite que tem, sim, sido exemplo para os colegas de turma e de escola, ao vencer a deficiência e se destacar nos estudos. E isso também acontece em casa. Clarice conta que um dos irmãos melhorou as médias de 6 e 7 para mais de 9 entusiasmado com o sucesso do jovem.

No último ano do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na escola Adê Marques, a vitória da primeira colocada Deusa Lopes dos Santos foi sobre a puxada jornada de mãe, dona de casa, trabalhadora e estudante. A diarista de 24 anos garantiu notas, participação e presença suficientes para vencer – de novo – o restante da turma e levar neste ano para casa o tablet. Um orgulho para o casal de filhos que já admiravam a mamãe que em 2011 ganhou o notebook. “Eles já estão na escolinha e até me pedem pra usarem o computador para ver muitas coisas sobre o que estão aprendendo na aula”, diz Deusa.

Para dar conta da correria, ela conta com a ajuda de uma sobrinha, que ajuda no cuidado com as crianças, de 5 e 6 anos. “Os meus colegas falam que se eu consigo, eles também podem chegar lá. E o importante não é só o prêmio, mas o estudo mesmo, que vai ser importante para o futuro”, a campeã faz questão de dizer. Para si mesma, o futuro deve ser uma faculdade talvez de Economia ou Administração. “Alguma ‘coisa com números’, porque eu gosto muito e tenho facilidade. O professor muitas vezes me chamava para ajudar nas aulas”.

 

Por: Da Redação