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Enersul apresenta balanço de fiscalização contra fraude

A fiscalização da Enersul realizou 127 mil inspeções em unidades consumidoras ao longo de 2012. A boa notícia é que na maioria dos casos, cerca de 100 mil, não se constatou qualquer irregularidade. Dos demais 27 mil casos, em 21 mil a concessionária teve que trocar o medidor. 8 mil devido a defeitos e o restante por causa da constatação de fraudes.

Os 13 mil maus cidadãos que furtavam energia constituem uma ínfima minoria (1,5%) da população do Estado. Porém, causam significativo dano aos seus vizinhos, colocam em risco a rede elétrica e prejudicam a coletividade. Só o Governo do Estado poderia ter um reforço de R$25 milhões por ano em seu caixa para melhor prestar serviços à população, se essa prática ilegal e egoísta acabasse.

É natural que depois da troca do medidor ocorra uma brusca variação da quantidade de energia medida. Isso não quer dizer que o registro anterior à mudança estava certo e depois ficou errado. Na realidade, é exatamente o contrário: os medidores retirados por apresentar defeito ou adulteração não registravam a verdadeira quantidade consumida. Já os novos instalados são medidores eletrônicos de última geração, altamente confiáveis e certificados pelo Inmetro.

A Enersul recebe cerca de mil comunicações por mês de suspeita de fraude por meio do canal de teleatendimento 0800722-7272. A ligação é gratuita, inclusive para telefone celular.

 

Por: Da Redação

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