O presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo (PSDB), considera o ‘Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas de Mato Grosso do Sul com Órgãos Federais’, ocorrido nesta segunda-feira (1º), na sede da entidade, um dos maiores eventos políticos e administrativos já ocorridos na história de Mato Grosso do Sul.
O evento, que contou com 73 prefeitos, foi aberto pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e pelo presidente da Assomasul.
Durante o evento, os prefeitos tiveram a oportunidade de discutir os problemas dos municípios, receber orientações sobre liberação de recursos por meio de linha de crédito e encaminhar reivindicações aos ministérios.
Além de Ideli, participam da programação os ministros de Desenvolvimento Social, Tereza Campello; das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; e de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
Para o presidente Douglas Figueiredo, o encontro foi providencial no momento em que os novos prefeitos, principalmente, precisam de um norte para poder tocar suas administrações.
Segundo ele, a presença de ministros e técnicos do governo federal na Assomasul foi muito importante para os municípios de Mato Grosso do Sul no encaminhamento de propostas e discussão de assuntos de interesse locais.
Na prática, o governo federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, está promovendo nos estados uma rodada de capacitações para orientar os novos prefeitos sobre as políticas públicas, cujo objetivo é apresentar os principais programas, ações e linhas de financiamento voltadas às cidades.
A programação abordou os principais programas do governo federal nas áreas de saúde, educação, social, infraestrutura, saneamento básico, habitação e políticas públicas voltadas à modernização da gestão pública.
Na sede da Assomasul, os principais ministérios do governo federal atenderam individualmente para esclarecer as dúvidas de cada município.
Além disso, houve oficinas de capacitações para acessar programas federais e em salas distintas montadas na sede da Assomasul.
O encontro contou com a presença do governador André Puccinelli (PMDB), do senador Delcídio do Amaral (PT), deputados federais Reinaldo Azambuja (PSDB), Vander Loubet (PT), Fábio Trad (PMDB), Antônio Carlos Biffi (PT), Geraldo Resende (PMDB) e Edson Giroto (PMDB), deputados estaduais, vereadores, secretários estaduais e municipais.
Por: Da Redação