Estado

Emendas de Moka e Vander garantem patrulha mecanizada a 14 municípios

 

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) divulgou quarta-feira (5) em seu portal na internet a lista dos municípios contemplados com patrulha mecanizada, composta por escavadeira hidráulica e trator de esteira, para fomento e apoio à aquicultura familiar.

Em Mato Grosso do Sul, 14 municípios foram habilitados para receber o benefício: Aral Moreira, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Caracol, Costa Rica, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Nioaque, Nova Andradina, Pedro Gomes e São Gabriel do Oeste.

De acordo com a portaria que divulgou a lista, a habilitação dos municípios não assegura o atendimento da demanda, que será realizado de forma regionalizada ou por etapas, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira.

No caso de Mato Grosso do Sul, a disponibilidade orçamentária está garantida graças a duas fontes: uma emenda apresentada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS) e uma emenda de bancada na Câmara apresentada pelo deputado federal Vander Loubet (PT) com o apoio dos deputados federais Reinaldo Azambuja (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM).

Com o incentivo à aquicultura, especialmente por conta do Plano Safra da Pesca e Aquicultura iniciado em 2012, o MPA espera que a produção nacional alcance pelo menos 1 milhão de toneladas ao ano já em 2014. Hoje, o Brasil produz cerca de 470 mil toneladas/ano e Mato Grosso do Sul, 14 mil toneladas/ano.

 

Por: Da Redação