Em operação na fronteira, policiais vistoriam mais de 4 mil veículos, prendem 13 pessoas e apreendem armas e drogas
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulga nesta sexta-feira (12) o resultado parcial da Operação Fronteira Unida III, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFRON) e deflagrada ontem (11) na região sudoeste do Estado, nos municípios polos de Naviraí, Jardim e Ponta Porã.
As ações continuam hoje com incineração de drogas nos fornos do Frigorífico Brasil Global, em Guia Lopes da Laguna, onde serão destruídas 3,2 toneladas de entorpecentes, resultado das oito operações realizadas em 2012 pelo GGIFRON, apreendidas nas cidades de Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Bela Vista, Nioaque, Porto Murtinho e Caracol.
De acordo com o relatório apresentado pela coordenação do GGIFRON, 13 pessoas foram presas, sendo sete em flagrante delito e outras seis por força de mandado de prisão. As equipes policiais cumpriram 38 mandados de busca e apreensão, apreenderam cerca de 200 quilos de maconha e diversos papelotes contendo outras drogas, oito armas de fogo e munições de variados calibres.
Durante a ação, que segue nesta sexta-feira com os pontos de bloqueios e barreiras, já foram abordadas 1.439 pessoas e 4.300 veículos foram vistoriados, além de 47 embarcações.
Para o secretário-executivo do GGIFRON, coronel Valter Godoy Rojas, que acompanha o trabalho das equipes, o objetivo da operação – o combate aos crimes transfronteiriços – foi atingido e os resultados até agora são significativos.
“Para combater o crime na fronteira as ações não podem acontecer de forma isolada. É preciso integração de todos os órgãos para o enfrentamento e esse é o diferencial do GGIFRON”, ressaltou.
A operação conta com a participação de mais de trezentos policiais, integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Coordenadoria-Geral de Perícias, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronaútica), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais. Também integram a equipe representantes da Justiça e Ministério Público Estadual, integrantes dos Poderes Executivos e Legislativos municipais, Receitas Federal e Estadual e representantes das polícias da Bolívia e Paraguai.
Por: Da Redação