No mês de novembro de 2011 o volume de vendas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul cresceu 9,7% comparado ao mesmo período do ano anterior, reação bem acima da média nacional, de 6,8%, conforme mostra a Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
“Tivemos um 2011 bastante positivo, principalmente porque já trabalhamos em cima de uma base elevada, que foi o ano de 2010, com os melhores resultados da última década”, avalia o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio MS), Edison Ferreira de Araújo.
Ainda de acordo com o IBGE, no acumulado de janeiro a novembro do ano passado as vendas no Estado reagiram em 5,1%. A receita nominal, com ajuste sazonal, cresceu 1,3% em relação a outubro de 2011, desempenho igual à média nacional.
Segundo o estudo, na comparação com dezembro de 2010, a atividadeHipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo exerceu maior impacto, com crescimento de 6,3%. Depois vêm os Móveis e eletrodomésticos, com crescimento de 12,3%. De um modo geral, todas as atividades tiveram incremento de vendas.
Por: Da Redação