Ícone do site Pérola News

Deputado Estadual Lauro Davi participa de oitiva com secretária de saúde de MS

O deputado estadual Lauro Davi (PSB), vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga possíveis irregularidades na área da saúde pública no Estado de Mato Grosso do Sul, participou da oitiva com a Secretária de Estado de Saúde Beatriz Figueiredo Dobashi.

A secretária de saúde foi convidada pela CPI da Saúde a prestar esclarecimentos no sentido de elucidar a atual situação da saúde pública no Estado. Segundo dados apresentados à Comissão, a saúde enfrenta hoje um problema de poucos recursos, falta de financiamento e problemas de gestão, em alguns casos.

Hoje, Mato Grosso do Sul possui 69 hospitais públicos e filantrópicos que atendem o SUS e segundo dados apresentados, de 2007 até hoje, houve um incremento de aproximadamente 300% no repasse de recursos, contando Estado e União, para atender a saúde no Estado.

O deputado Lauro Davi aproveitou a oportunidade para questionar a Secretária de Saúde do Estado para saber como está a situação dos renais crônicos que necessitam do atendimento público para a realização de tratamento. Segundo informações, o Hospital Regional possui serviço próprio de atendimento e os demais hospitais públicos possuem financiamento com recursos federais para atender esse tipo de paciente. Ainda assim, a Secretária Beatriz Dobashi afirmou que o Estado oferece atendimento para renais crônicos em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas.

Para o deputado Lauro Davi, um depoimento importante para os trabalhos da CPI não deveria ser realizado sem a análise da documentação solicitada. “Insisto que fica difícil fazer um debate mais amplo, sem receber e analisar toda a documentação solicitada às autoridades”, afirmou o parlamentar.

A próxima reunião da CPI da Saúde em MS está marcada para acontecer na quinta-feira (20) e na próxima segunda-feira (24) a reunião será realizada no município de Dourados.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile