A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul (Cedec) emitiu nesta terça-feira (24) alerta para baixa umidade relativa do ar entre hoje e amanhã (25), principalmente na região norte do Estado. De acordo com o órgão, o índice pode chegar a menos de 30% nos próximos cinco dias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade do ar considerada ideal é de 60%.
A Defesa Civil alerta a população sobre os cuidados a serem tomados nessa época do ano e faz uma série de recomendações. Na alimentação, o importante é ingerir muita água e sucos naturais, ao longo do dia, além de preferir sempre alimentos leves e frescos – saladas, frutas e carnes grelhadas. Na hora de dormir, é importante escolher um lugar arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água dentro do quarto.
As atividades físicas devem ser feitas fora dos horários de sol forte – entre as 10h e as 17h. O banho quente deve ser evitado, pois resseca a pele. Como os problemas respiratórios são freqüentes, nesta época do ano, quem sofre com eles deve procurar um especialista.
A Defesa Civil informa também que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais e alerta para a população não fazer fogueiras principalmente nas proximidades de matas e florestas. E, aos motoristas, para não trafegar por regiões sujeitas a incêndios e ter atenção redobrada – devido à visibilidade reduzida pela fumaça – e, principalmente, evitar jogar pontas de cigarros para fora dos veículos. Em caso de incêndio em mata ou floresta, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente.
Por: Da Redação