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Conselho repudia redução de aulas de Educação Física em escolas de MS

Foi publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira, 24, Resolução da Secretaria de Estado de Educação (SED) que reduz a carga horária de Educação Física nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

Com a mudança, os estudantes do 1º ao 5º passarão a ter somente duas aulas semanais. Antes da resolução, os alunos participavam de três aulas por semana. O CREF11/MS-MT (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região/ MS-MT) repudia a decisão da SED e enviará um ofício a Secretaria advertindo a mudança.

“A atividade física ajuda no desenvolvimento motor, intelectual e cognitivo. Essa mudança pode ser considerada um retrocesso, pois atinge justamente a fase em que a criança está em desenvolvimento e mais precisa das aulas de Educação Física”, explica o presidente do CREF11/MS-MT, Ubiratam Brito de Mello.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2013, Campo Grande é a capital que possui a maior quantidade de pessoas com excesso de peso (58,3%), seguida por Porto Alegre (54,1%) e Rio Branco (53,9%). A capital com mais obesos é Rio Branco (21,3%), seguida por Natal (21,2%) e Campo Grande (21%).

“A decisão vai na contra mão da via. Deveriam estar sendo desenvolvidas políticas públicas para combater a obesidade e não diminuir a atividades física. Hoje temos muitas crianças acima do peso e a atividade física escolar é um importante aliado para reverter esse índice” , ressalta a conselheira do CREF11/MS-MT, Marilena Giácomo.

Sessenta minutos de atividades físicas por dia. É o que recomenda um estudo do Departamento de Saúde e Serviços Humanos americano quando o assunto é a redução dos índices de obesidade infantojuvenil. Intitulado de Physical Activity Guidelines for Americans, o documento revela que não seguir essa recomendação pode comprometer a saúde desse público e seu bem-estar ao longo da vida.

Um outro estudo publicado na revista científica Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine aponta que as crianças que praticam atividade física apresentam um melhor rendimento na escola. Na pesquisa foram comparadas a atividade física da criança com as suas notas nas disciplinas de matemática, língua, cultura geral e exercícios de memória. O levantamento constatou que os grupos com o maior índice de atividade física apresentaram melhor rendimento escolar. Alunos com um adicional de exercícios na semana tiveram melhores resultados em testes de ortografia, leitura e matemática, além de terem ganhado menos peso durante os três anos seguintes.

 

Por: Da Redação

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