O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) encaminhará à Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça denúncia sobre a tentativa de monopólio da carne em Mato Grosso do Sul.
Em reunião na manhã desta terça-feira (15) com os senadores Waldemir Moka (PMDB) e Acir Guarcaz (PDT-RO), em Brasília, o presidente interino do Cade, Olavo Zago Chinaglia, esclareceu que caberá à SDE a abertura de processo ou não para investigar suspeita de concentração do setor de frigoríficos em todo o país.
Moka e Acir entregaram ao Cade documento elaborado pela cadeia produtiva da pecuária em todo o país e requerimento da Comissão de Agricultura do Senado pedindo investigação sobre monopólio no setor de carnes. “A função do Cade é receber a denúncia e encaminhá-la ao Ministério da Justiça. E isso será feito imediatamente”, explica Moka.
De acordo com o senador sul-mato-grossense, a SDE vai avaliar se a denúncia procede e, caso considere relevante, abrirá investigação. “Acreditamos que há um fato grave que merece ser apurado com rigor pelos órgãos de defesa da concorrência”, avalia.
Além do Cade e SDE, Moka afirma que o caso poderá ser levado ao conhecimento da Secretaria de Acompanhamento (SEAE) do Ministério da Fazenda, que compõe o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.
Por: Da Redação