O incêndio florestal na região do Pantanal do Paiaguás, no município de Corumbá, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. Durante monitoramento realizado na terça-feira (3), a equipe que vistoriou a área encontrou um pequeno foco que foi rapidamente extinto.
“Em meio a Operação Pantanal, o Corpo de Bombeiros continua as atividades de monitoramento do Estado. Estamos divididos em equipes atendendo demandas do combate a incêndios em Pedro Gomes, na região do Paiaguás, no Pantanal, além de atuar na terra indígena Kadiwéu”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do CPA (Centro de Proteção Ambiental).
O fogo foi controlado e extinto ontem (2), após dois dias de atuação dos bombeiros. A Operação Pantanal 2023 continua em Mato Grosso do Sul, com alerta e pronta atuação do CPA. A uma guarnição com quatro especialistas em combate a incêndio florestal continua na propriedade rural, que está em área de difícil acesso, onde os militares contaram com o apoio do Grupamento de Operações Aéreas para deslocamento.
Ações
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado da segunda-feira (2) para combate a incêndio florestal na área da terra indígena Kadiwéu, de responsabilidade das brigadas federais de combate, para ajudar os brigadistas que estão no local no controle de outro incêndio que assola a região. Foram encaminhadas três guarnições de Bombeiros Militares especialistas em combate a incêndio florestal para a região.
Em outra região do Estado, a Guarnição de Combate a Incêndios Florestais estabelecida em Coxim foi acionada para combate a um foco de incêndio na região do município de Pedro Gomes.
O Corpo de Bombeiros Militar conta com guarnições de combate a incêndios florestais de prontidão nos municípios de Campo Grande, Coxim, Aquidauana, Miranda e Corumbá.
Ontem, 16 bombeiros militares se apresentaram ao CPA em Campo Grande e foram direcionados para ficarem baseados nas cidades de Aquidauana, Coxim e Corumbá. O grupo está de prontidão para combate a incêndios florestais na região do Pantanal sul-mato-grossense.
*Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS / Fotos: CPA/CBMMS