Ícone do site Pérola News

Aquário do Pantanal já tem 28% da obra executados e soma R$ 16 mi já investidos

Obra do Aquário do Pantanal

Com R$ 16 milhões investidos até o momento, o planejamento estratégico para as frentes de trabalho do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira, populamente conhecido como Aquário do Pantanal, está de acordo com o cronograma previsto para esta fase da construção. Serviços de terraplanagem e fundação já foram totalmente concluídos. A próxima etapa é de estruturação do concreto armado, que servirá como base para as etapas seguintes, já está em andamento.

A previsão é que o Aquário seja concluído no segundo semestre de 2013. Segundo o fiscal da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), engenheiro Domingos Sávio de Souza Mariúba as obras mostram números satisfatórios até o momento. “As fases de construção da esplanada de acesso e da parte que receberá a estrutura metálica já foi 70% concluída. Com cerca de 28% de toda obra do Aquário do Pantanal já executado, agora estamos na fase da construção do setor que abriga os filtros e bombas, com 30% deste segmento já finalizado e em abril vamos ter a montagem de toda estrutura metálica, principal fase da obra”, analisa Domingos.

Segundo o engenheiro residente da empresa responsável pela obra, Paulo Leandro Ruiz Cândido a busca por soluções técnicas e materiais que ganham tempo e eficiência estão na lista de prioridades. “Para termos um ganho ainda maior na execução da obra, estamos buscando técnicas e materiais como sistemas de formas e escoramentos. Queremos, por exemplo, substituir o uso de madeira no escoramento da obra por estruturas metálicas, desta forma, poderemos economizar tempo e minimizar impactos ambientais”, explicou o engenheiro.

O planejamento da disponibilidade dos fornecedores, já na fase de comercialização dos itens, também está avançado. Trata-se de procedimento necessário para chegada de todo material em tempo hábil para cumprimento do cronograma estipulado. De acordo com o engenheiro Paulo as empresas fornecedoras de matéria prima de outras localidades, necessárias para conclusão e andamento do projeto, já estão sendo contatadas. “Vamos precisar de acrílicos, bombas, filtros, estrutura metálica, coberturas e outros itens que virão de diferentes locais. Ao entrarmos em contato com estes fornecedores, muitos deles já têm conhecimento da obra do aquário, configurando-se em uma visibilidade e tanto”, lembra o responsável pela obra

Aquário do Pantanal

O Aquário do Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, que está sendo construído no Parque das Nações Indígenas, com entrada pela avenida Afonso Pena, pretende abrigar 263 espécies de peixes, entre elas espécies pantaneiras de escama e couro. Com uma área de 18,6 mil metros quadrados o Aquário do Pantanal vai abrigar 24 tanques de aquários, somando um volume de água de aproximadamente 6,6 milhões de litros. A área construída ocupará uma área de 10 mil m2, abrangendo aquários, laboratório, biblioteca e um espelho d’água na parte externa onde ficarão jacarés e plantas típicas da flora pantaneira.

Serão aproximadamente sete mil animais em exposição, subdivididos em mais de 200 espécies (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos). Serão retratados, por exemplo as Baías, por meio de tanques rasos, que incluirão várias espécies típicas de filhotes de peixes e cenografia que reproduz o ambiente das grandes lagoas pantaneiras, retratando seu papel de berçário da vida aquática.

O local será uma das instituições culturais mais visitadas do Brasil e será economicamente sustentável, transformando-se no principal centro impulsionador do turismo sul-mato-grossense. O Aquário deverá aumentar significativamente o afluxo de turistas, beneficiando também o setor hoteleiro, transportes aéreos e afins. O espaço servirá ainda como maior centro do País de difusão do conhecimento sobre a biodiversidade pantaneira.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile