O governador André Puccinelli recebeu no início da noite de ontem (15) a Medalha Ordem do Mérito da Defesa, concedida pelo Ministério da Defesa e que tem a presidente, Dilma Rousseff como grã-mestra. A comenda é entregue a civis e militares que tenham se distinguido no exercício da profissão, além de organizações militares e instituições civis que também tenham prestado relevantes serviços ao Ministério da Defesa e às Forças Armadas.
A Ordem do Mérito – a mais importante condecoração concedida pelo Ministério da Defesa – foi concedida a 270 personalidades civis e militares e oito instituições, em solenidade realizada na noite de ontem na Base Aérea de Brasília. A Ordem do Mérito se divide em cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. O governador André Puccinelli foi laureado com a Grã-Cruz.
Após receber a medalha, que foi entregue pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim, Puccinelli ressaltou: “Fico lisonjeado. Receber a medalha de grã cruz, homenagem feita pelas Forças Armadas, indica o respeito que a Aeronáutica, o Exército, o Ministério da Defesa tem por nós. E queremos continuar parceiros, amigos e companheiros, como sempre fomos, quando na Prefeitura de Campo Grande e no Governo do Estado”.
Conforme o governador, questão de democracia e a soberania nacional são dois valores que tem de ser guardados por toda a população. “Como governante tenho de respeitar e manter as tradições de disciplina e soberania para o nosso país”, reforçando que “sem sombra de dúvidas, o Estado do Mato Grosso do Sul está ao lado do Estado brasileiro para que defendamos nossas fronteiras e permitamos aos sul-mato-grossenses e aos brasileiros que tenham mais tranquilidade e paz”, concluiu.
A presidente Dilma Rousseff enfatizou que a entrega da medalha significa que referenciar civis que pensam o país com seriedade. ”O conjunto, civil e militar, mostra que a defesa é um compromisso cada vez mais compartilhado com a sociedade brasileira”, destacou. Já o Ministro da Defesa, Celso Amorim afirmou que “o ato (entrega da medalha) é o reconhecimento pelo que tem feito e vão continuar a fazer pela defesa do Brasil”, referindo-se aos agraciados.
A Ordem do Mérito foi criada em junho de 2002, por meio do Decreto nº 4.263, e, desde então, anualmente, personalidades, organizações militares, instituições civis, nacionais ou estrangeiras são homenageados com a medalha. A comenda é concedida por meio de decreto – que este ano foi publicado no Diário Oficial da União do dia 22 de novembro.