Além dos melhores alunos, o governo do Estado também vai premiar os diretores da Rede Estadual de Ensino. O anúncio foi feito pelo governador André Puccinelli na tarde desta quinta-feira (10) durante solenidade de entrega dos prêmios do Programa Escola para o Sucesso, no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho.
“No início do ano de 2013 todos os diretores da Rede Estadual de Ensino vão ganhar um tablet ou um notebook. Eles que vão escolher”, disse o governador. Conforme André, o objetivo também é premiar professores, especialistas e corpo administrativo das escolas. “É uma questão de tempo. Eu não termino meu mandato sem não entregar para todos os professores e especialistas um tablet ou um notebook. É compromisso do governador”, ressaltou André.
Durante a entrega dos prêmios para os melhores alunos do ano letivo de 2011, o governador destacou a importância do estudo e da qualificação para o mercado de trabalho. “No mundo moderno de hoje, quem não estudar, não saber mexer no computador vai ficar para trás”, enfatizou. Ele destacou ainda que além do incentivo por meio do Programa Escola para o Sucesso, o governo do Estado tem garantido também o estímulo à garotada através da entrega de uniformes e kits escolares, assim como reforma e ampliação das unidades de ensino. “Ainda falta muito, mas vamos evoluindo. Queremos ter o orgulho de a nossa escola poder garantir um melhor estudo para os alunos”, concluiu.
Incentivo
“Este prêmio é importante. Incentiva a correr atrás do tempo perdido não só para mim, mas para os adolescentes”, definiu a aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Maria Lindinalva dos Santos, de 47 anos. A estudante se esforçou, tirou boas notas e ganhou um tablet. “É uma oportunidade que o governo do Estado está dando para a gente. Isso é gratificante principalmente para quem parou por dez anos e voltou a estudar como eu”, comentou.
A aluna ficou surpresa em reencontrar uma amiga de sala de aula. As duas estudaram juntas no ano passado, mas em 2012 mudaram de escola. Amanda Beatriz Benites, de 33 anos ganhou um netbook e assim como Maria Lindinalva não esperava algum dia ganhar um prêmio por ter conquistado boas notas. “Parei de estudar aos 13 anos e voltei ano retrasado. Fiquei surpresa e com certeza ano que vem quero voltar aqui novamente para receber mais um prêmio”, disse entusiasmada.
“Um tablet ou um netbook são ferramentas que são sempre utilizadas para todas as funções. No meu caso, o tablet vai servir para fazer pesquisa, trabalho e até para emprestar para colegas de sala que não tem ainda. É só ter perseverança de ganhar e estudar”, comentou orgulhosa a aluna Júlia Castro, de 15 anos. As boas notas da estudante renderam um tablet do governo do Estado, e foi conquistado com muito estudo que envolveu toda a sala de aula. “Na sala, em dias de prova e apresentação de trabalho é uma competição para ver quem consegue nota melhor. Para o estudante isso é fundamental, um incentivo sem dúvidas”, avaliou.
O programa que premia os melhores alunos, assim como os investimentos na Rede Estadual de Ensino tem chamado a atenção não só dos alunos, mas como os funcionários das escolas e os pais. “Hoje é um dia de alegria para a educação. Este momento representa respeito, valorização e acima de tudo cidadania”, afirmou Ari Oliveira da Silva, representante do Conselho das Unidades Escolares da Região Sul.
Para Antônia Silva Menezes, mãe da aluna Ana Vitória, de 10 anos, os investimentos do governo do Estado têm incentivado a filha, mas principalmente garantido auxílio na renda familiar. “Estamos vendo a dedicação dos alunos com esta premiação principalmente para quem não tem condições de comprar um computador e ainda um alívio no bolso dos pais com a entrega de uniformes e kits escolares. Tudo isso é importante é para eles [alunos] terem uma profissão digna e um futuro melhor”, avaliou.
A solenidade contou com a presença da secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca, vereador Wanderlei Cabeludo e do deputado federal, Edson Giroto.
Por: Da Redação