Estado

​MS pode ganhar núcleo de centralização de tecnologias para pequenos produtores

O início da parceria será discutido na próxima reunião do Fórum Estadual

 

O início da parceria será discutido na próxima reunião do Fórum Estadual

As 30 mil famílias dos 180 assentamentos de Mato Grosso do Sul poderão ser beneficiadas por um novo programa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que consistirá num núcleo de distribuição das tecnologias desenvolvidas em agricultura e pecuária pelas várias unidades da empresa para pequenas propriedades rurais.

Este foi o tema da reunião entre o deputado federal Zeca do PT e o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares, ocorrida em maio, em Campo Grande. “A proposta é fantástica. Aqui no Estado, por exemplo, temos pesquisas voltadas para a pecuária de corte e, em Minas Gerais, focadas no gado leiteiro, assim como há pelo Brasil inúmeras pesquisas em outras áreas. O deputado Zeca irá nos aproximar das entidades e instituições do governo federal para que façamos uma ação conjunta na difusão destas tecnologias”, explicou Soares.

Para Zeca do PT, a iniciativa é de suma importância para os assentados e assentadas do Estado. “Numa conversa com representantes da Embrapa, em Brasília, descobrimos que existem diversos estudos sobre temas de interesse do pequeno produtor, então pedimos o apoio do Cleber, em Campo Grande, para que possamos reunir essas experiências pelo país afora e trazê-las para os assentamentos, chácaras e sítios do Estado”, contou o deputado.

Como aumentar a produtividade do gado leiteiro, aprimorar o padrão de sanidade desses rebanhos, combater os carrapatos, melhorar as pastagens e construir silos de armazenamento de ração para gados são apenas algumas das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Gado de Corte que já podem ser incorporadas pelos trabalhadores do campo. “Senti uma grande simpatia e disposição em ajudar por parte da Embrapa, o que me deixou motivado para que esse projeto seja levado adiante aqui em Mato Grosso do Sul. Somando esforços e conhecimento, podemos ir muito mais longe”, acrescentou Zeca.

O início da parceria será discutido na próxima reunião do Fórum Estadual das Instituições Federais para Agricultura Familiar, em data a ser definida. (Assessoria de Imprensa)

 

Por: Da Redação