Um cirurgião dentista para tratamento e acompanhamento dos pacientes internados no Centro de Tratamento Intensivo da Santa Casa de Corumbá foi solicitado pelos vereadores Gabriel Alves de Oliveira (PMDB) e Domingos Albaneze Neto (PV), durante sessão esta semana, da Câmara Municipal.
O pedido foi feito por meio de requerimento endereçado ao prefeito Ruiter Cunha, bem como ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, e ao gerente de Saúde Bucal, Alexandre Cunha de Oliveira.
Gabriel justificou que a presença de um cirurgião dentista no CTI visa manter a higiene bucal e a saúde do paciente durante a sua internação. “Isso permite controlar doenças periodontais, cáries e outros problemas bucais, além de prevenir e reduzir infecções hospitalares, principalmente as respiratórias”, observou, citando que este benefício diminui o tempo de internação, gastos com antibióticos e exames.
Gabriel e Domingos lembram que, recentemente, o prefeito determinou o retorno do plantão odontológico no Pronto Socorro, além de estender os horários de atendimentos em algumas unidades de saúde da cidade. Sugeriram ainda estudos de viabilidade de gratificação do próprio plantonista do Pronto Socorro para não onerar muito as finanças. (Assessoria de Imprensa do Vereador)