Ícone do site Pérola News

Vereadores de Corumbá debatem com secretário recuperação da cidade

Câmara de Corumbá em reuniao com secretário Ricardo Ametlla

Durante mais de três horas, os vereadores de Corumbá debateram com o secretário de Infraestrutura, Ricardo Ametlla, medidas que possam, a curto prazo, recuperar a malha viária da cidade, em condições críticas, e acelerar a conclusão de obras essenciais, como a do Pronto Socorro.

A discussão de assuntos relevantes para a população ocorreu durante a sessão ordinária desta terça-feira. Os vereadores solicitaram a presença do secretário para apresentar um cronograma das ações da prefeitura, depois que inúmeros requerimentos pedindo esclarecimentos e documentos não foram atendidos.

“Esta Casa é a ressonância da população. Os munícipes nos tem cobrado soluções para situações graves, como o isolamento de alguns bairros ainda por conta das chuvas do início do ano, e cumpre seu papel trazendo o secretário para explicar por que a cidade continua sem uma ação emergencial”, explicou Evander Vendramini (PP), presidente do Legislativo.

Segundo Vendramini, a cidade precisa ser preparada para enfrentar algumas situações climáticas e cobrou maior agilidade da prefeitura. “Uma chuva não pode acabar com o asfalto e não vemos resultado das ações de recuperação. É preciso também uma maior atenção da prefeitura às estradas rurais”, disse o vereador.

Para o vereador Dirceu Miguéis (PMDB), a situação da cidade após as chuvas de janeiro e fevereiro demonstra que houve falhas nos projetos de engenharia, como de drenagem. O vereador Antônio Juliano de Barros (PSDB) disse que não se pode colocar a culpa em São Pedro pelos estragos. “O problema é administrativo”, apontou.

Plano de ação

O vereador Rogério Candia (PTB) solicitou ao secretário que envie à Câmara um cronograma das ações que estão sendo desenvolvidas para recuperar a cidade. Oséas Ohara (PMDB) apontou a situação crítica da pavimentação das ruas, como a Gonçalves Dias. “A cidade está mais feia do que na época do Eder Brambilla (ex-prefeito)”, comparou.

Ohara também cobrou a aplicação dos recursos repassados pelo Estado, via Fundersul, que deveriam ser aplicados na zona rural, hoje com estradas em más condições de tráfego. O secretário disse que a prefeitura tem atendido os assentamentos emancipados, sendo questionado pela vereadora Cristina Lanza (PT).

Além de reiterar o envio de respostas aos requerimentos, o vereador Carlos Alberto Machado (PT) pediu ao secretário que se faça uma maior fiscalização das obras públicas realizadas pelas empreiteiras. O seu colega de bancada João Bosco da Silva e Souza realçou os investimentos da prefeitura em infraestrutura desde 2005.

Pronto Socorro

O vereador Marcos de Souza Martins (PT), o Marquinhos, solicitou ao secretário maior transparência na seleção das famílias contempladas nos programas habitacionais, surgindo denúncias, durante a sessão, de que bolivianos não residentes em Corumbá foram inscritos e aprovados. Ametlla prometeu publicar a lista dos contemplados.

Marquinhos pediu esclarecimentos sobre a demora na conclusão da reforma do Pronto Socorro, enquanto a população vem sendo atendida “em um cubículo” do Hospital de Caridade. Ametlla disse que o projeto teve que ser readequado e não deu prazo para conclusão das obras.

O secretário se comprometeu com o vereador Roberto Façanha (PMDB) em enviar à Câmara os documentos requeridos, como relatórios e cronogramas dos serviços que vem sendo executados ou programados. Ametlla informou que o viaduto da rua 13 de Junho será concluída em setembro.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile