Corumbá

Vereadores cobrarão mais apoio do Estado e prefeitura à Polícia Militar

Vereadores Evander e Bosco reunidos com o comando da PM

 

Vereadores Evander e Bosco reunidos com o comando da Polícia Militar

Os vereadores de Corumbá vão solicitar do governador André Puccinelli o aumento do efetivo do 6º Batalhão da Polícia Militar, defasado em pelo menos 70 homens, e também a renovação de um convênio entre a corporação e a prefeitura, que garantia o conserto e a manutenção dos veículos avariados.

O presidente da Casa do Barão de Vila Maria, Evander Vendramini Duran (PP), se reuniu com o comando do 6º Batalhão da PM, acompanhado do vereador João Bosco da Silva e Souza (PT), para discutir medidas que possam fortalecer as ações da corporação visando garantir a segurança pública na região.

“Independente de questões políticas, temos o dever de viabilizar meios para que a Polícia Militar possa desenvolver suas ações nesta fronteira, onde a segurança pública deve ser encarada como prioridade”, disse Vendramini, cobrando a renovação do convênio por parte da prefeitura.

No limite

O aumento da criminalidade, principalmente de furtos, aferida pelos vereadores com base em reclamações da população, foi discutida esta semana na Câmara, o que levou a Casa a se reunir com o comandante do batalhão, tenente-coronel Waldir Acosta, e o subcomandante, major Vinicius Lacerda, nesta quarta-feira.

Segundo Vendramini, a PM de Corumbá trabalha no seu limite, com as ações e seus resultados superando o orçamento e estrutura do batalhão, que deveria contar com 270 homens e hoje dispõe de 190. O vereador disse que entre 2010 e 2011 a corporação recebeu 32 soldados, contudo cerca de 40 se aposentaram no período.

Integração

O vereador João Bosco, vice-lider do prefeito na Câmara, se comprometeu em discutir com o Executivo a renovação do convênio, bem como a reivindicação do comando do batalhão, que solicitou uma integração maior com a Guarda Municipal no policiamento preventivo nas escolas e logradouros públicos.

A visita ao comando da PM, segundo o presidente da Câmara de Vereadores, foi oportuna para conhecimento das suas dificuldades, as quais serão levadas ao governador. Vendramini e outros seis vereadores se reúnem nesta sexta-feira com Puccinelli, na Capital, e um dos temas do encontro será a segurança pública.

Estatística

Na visita dos vereadores Vendramini e Bosco ao batalhão, o comando da corporação apresentou estatísticas da criminalidade em Corumbá e Ladário e das ações da PM, onde se destaca a sua participação na apreensão de quase uma tonelada de cocaína neste bimestre, em apoio à Polícia Federal.

O número de roubos em Corumbá caiu de janeiro (67) para fevereiro (51). Os registros de furtos também reduziram (121 em janeiro e 113 em fevereiro), inclusive em relação a anos anteriores. Em janeiro de 2010, houve ocorrência de 171 furtos. Em Ladário, este ano, foram 37 furtos em janeiro e 20 em fevereiro.

 

Por: Da Redação