Requerimento de autoria do vereador Evander Vendramini Duran (PP), presidente da Câmara de Corumbá, pede providências ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a secretaria estadual de Meio Ambiente para apurar os danos ambientais causados pelos caminhões que transportam o minério de ferro da Vale.
O vereador alertou que resíduos de minério de ferro, um pó avermelhado, caem na rodovia BR 262 sem nenhum controle durante o trafego dos caminhões, na região do Urucum, gerando intensa poeira e concentração na pista, com riscos de graves acidentes. Vendramini disse que a situação já ocorre também na região do distrito de Maria Coelho.
“Não há nenhum controle desse resíduo por parte da Vale e os órgãos ambientais precisam intervir, pois além dos impactos ambientais o pó avermelhado já interfere na questão da segurança dos veículos que passam pela rodovia na saída do minério da mina. Podem ocorrer acidentes graves, principalmente após as chuvas”, advertiu o vereador.
Asfalto
Vendramini solicitou ainda, junto a prefeitura, o asfaltamento ou lajotamento da Avenida General Rondon, entre as ruas Alan Kardec e República da Bolívia, incluindo a Alameda Brasil (esquina com a rua Gabriel Vandoni de Barros), no bairro Dom Bosco. Estas vias encontram-se abandonadas, impedindo o acesso de moradores e veículos.
Por: Da Redação