Corumbá

Vale e Embrapa assinam parceria em pesquisa e transferência tecnológica

 

A Vale e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) assinam hoje, às 19h, em Brasília, termo de parceria de pesquisa, desenvolvimento e transferência tecnológica nas áreas de sistemas sustentáveis, recuperação ambiental, agroenergia e fertilizantes alternativos.

Temas como balanço e sequestro de carbono, eficiência energética, uso do dendê e pinhão manso, e a aplicação da nanotecnologia para produção de fertilizantes serão alguns dos focos das pesquisas de longo prazo, previstas no acordo, que inicialmente serão feitas nos laboratórios da Embrapa.

“A parceria abre espaço para um novo modelo de interação entre Vale e Embrapa, baseado na cooperação científica e tecnológica de suas equipes em temas de interesse comum”, afirma Carlos Aragão, diretor científico da área de energia do Instituto Tecnológico Vale (ITV). A ideia da parceria surgiu após um workshop, realizado pela Vale e pela Embrapa em agosto de 2010, que tinha como objetivo identificar possíveis temas para pesquisas científicas comuns.

A partir da assinatura do acordo, firmado entre o ITV, a Fundação Vale e a Embrapa, serão executadas reuniões técnicas de trabalho ao longo deste ano para que os especialistas de ambas as instituições desenvolvam, em conjunto, os projetos de pesquisa científica e tecnológica.

 

Por: Da Redação