Corumbá

Turismo da pesca surpreende e superintendente diz que região pode ser exemplo para o Brasil

 

O potencial do turismo da pesca em Corumbá surpreendeu o superintendente federal de Pesca e Aquicultura do Estado de Mato Grosso do Sul, Júlio Cleverton dos Santos (Júlio Buguelo), em sua primeira visita à região, ocorrida neste final de semana, atendendo uma missão dada pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e pelo secretário executivo da pesca esportiva do Brasil, Expedito Neto, e em atendimento ao pedido feito pelo vereador Chicão Vianna e vereadora Raquel Bryk.

Ontem, segunda-feira, 29, Júlio Buguelo participou da sessão ordinária da Câmara e relatou um pouco da sua experiência na região pantaneira iniciada na última sexta-feira. Revelou estar encantado com a região, tanto que encerrou sua primeira visita à região (não conhecia Corumbá), com o firme propósito de trazer para a cidade, um braço da Superintendência da Pesca e Aquicultura.

“A minha missão é fazer um relatório, um levantamento sobre o turismo da pesca na região e levar ao conhecimento do Ministério que foi extinto em 2015, e de lá pra cá nunca mais voltou ao cenário principal do orçamento nacional para o desenvolvimento da pesca profissional e esportiva em nosso país”, comentou.

Dessa forma, desde a sua chegada à região, manteve contatos com os mais diferentes segmentos, representantes das colônias de pescadores de Corumbá e Ladário; do sindicato de pescadores; de pescadores ribeirinhos; com empresários do setor de turismo da pesca que emprega mais de mil pessoas, todas registradas, e que trabalham diretamente com a pesca no Município.

Destacou a importância de um trabalho em parceria, inclusive com a Câmara de Vereadores que tem se desenvolvido um trabalho visando potencializar cada vez mais o turismo da pesca na região.

Sugeriu ao prefeito Marcelo Iunes o estabelecimento de uma parceria para implantar em Corumbá, “um braço da superintendência da pesca na cidade”, com o Município cedendo um funcionário para, junto com o servidor do órgão federal, “atender as demandas da pesca profissional e da pesca esportiva que é a realidade de Corumbá”.

SATISFEITO

Buguelo disse que encerrou sua primeira visita (já está programando a volta em junho), satisfeito, principalmente pelo fato de Corumbá poder se tornar um modelo nacional. “Eu ouvi muitas coisas, mas o que mais gostei, é que as pessoas que estão no ciclo da pesca, estão com o mesmo discurso, com o mesmo entusiasmo, com a mesma vontade. E se eles estão com a vontade de fazer o melhor pela cadeia produtiva da pesca, eu tenho certeza de que a Câmara Municipal não irá ficar para trás dessa situação”, ressaltou.

Por isso mesmo o superintendente pediu que, todos juntos, “elaborem um documento com dados, com números, com a realidade, com as necessidades, com aquilo que precisa a fundo para que nós possamos ir até a Frente Parlamentar da Pesca, criada pelo saudoso deputado estadual Amarildo Cruz e que será assumida pela deputada estadual Mara Caseiro, para com isso fazer uma frente e conversarmos com o nosso governador”, argumentou.

O superintendente estava acompanhado de Diego Mariano, assessor da deputada federal Camila Jara, escolhida entre 513 parlamentares federais para ser a relatora do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora e Profissional.

BOA IMPRESSÃO

O presidente do Poder Legislativo, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), afirmou que a visita do superintendente causou “uma boa impressão”, e que a Câmara, os vereadores, serão sempre parceiros na luta pelo desenvolvimento econômico e sustentável da região. “Gostei muito da notícia de que poderemos ter um escritório da Superintendência da Pesca na cidade. Estamos aqui para somar e fazer o melhor pela nossa cidade”, afirmou lembrando pedido feito à deputada Camila Jara para o retorno do escritório da Administração da Hidrovia do Paraguai (AHIPAR).

Chicão e Raquel comentaram que a vinda de Júlio Buguelo foi de suma importância para fomentar a economia local a partir do turismo da pesca, para consolidar essa atividade na região.

Lembraram o fato de Corumbá ser um dos principais destinos turísticos do País e a pesca esportiva, há muito tempo, é o carro chefe, e que a presença do superintendente na cidade reforça ainda mais a expectativa de fortalecimento da atividade pesqueira na região, atendendo não somente o turista, mas também  o próprio pescador amador pantaneiro, o profissional e o ribeirinho que tem na pesca, o seu principal sustento.

*Assessoria de Comunicação da Câmara