Ícone do site Pérola News

Trip/Azul cancela voo para Corumbá em fevereiro, em pleno carnaval

Corumbá não deverá ter voo comercial no dia 12 de fevereiro, no encerramento do carnaval e com pré-temporada de pesca (e solte). O cancelamento, anunciado nos sites da TRIP e Azul, que se fundiram desde o ano passado, se deve a falta de demanda (passageiros), segundo uma funcionária da agência local das empresas.

Dos oito voos cancelados em 2012, sete ocorreram por problemas meteorológicos e um, no dia 31 de dezembro, também por falta de passageiros. Na véspera do Natal, o ATR 72 da TRIP, que continua operando, com capacidade para 66 assentos, decolou do aeroporto internacional para Corumbá com apenas seis passageiros.

O problema do transporte aéreo para Corumbá continua sem solução e o trade turístico apertou o alerta. A Associação Corumbaense das Empresas de Turismo (Acert) vai agendar uma reunião urgente com o prefeito Paulo Duarte para discutir o problema. “Não podemos ficar nessa incerteza se haverá voo ou não”, diz a presidente da entidade, Joice Marques.

Outra questão que continua preocupando os operadores é o preço (absurdo) da passagem entre Corumbá e Campo Grande, uma das mais caras do país. O site das empresas anuncia a tarifa de R$ 849,00 para o voo para a Capital, no dia 15, enquanto em outros dias anuncia promoções de R$ 150. “É uma tarifa impraticável”, reclama a empresária Raquel Amaral.

Demanda

Em 2012, segundo levantamento da Infraero, pouco mais de 35 mil pessoas embarcaram e desembarcaram em Corumbá, incluindo os vôos regulares, avião civil e executivos. Muito aquém ainda do patamar registrado em 2007 (38 mil passageiros), mas com tendência de crescimento (em 2011, foram 31 mil embarques e desembarques).

O superintendente da Infraero em Corumbá, Carlos Alberto Rocha, explicou que o movimento de passageiros nos vôos regulares aumentou em 9,65% no ano passado em relação a 2011, um dos maiores dos últimos cinco anos, com 29.493 pessoas viajando pela TRIP/Azul. No total, a demanda cresceu 6,49% num comparativo entre 2011 e 2012.

No ano passado, ocorreu ainda o problema da conexão em Campo Grande, onde a saída do voo da TRIP/Azul do aeroporto da Capital era incompatível com os horários de chegada de vôos dos principais centros do país, como São Paulo e Brasília. A empresa aérea ajustou o horário, a pedido dos empresários de turismo e da prefeitura. (Capital do Pantanal)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile