Com a participação de 22 municípios que integram o Distrito Rotariano 4470, de Mato Grosso do Sul e Oeste de São Paulo, foi aberto solenemente na manhã deste sábado o Ryla (Prêmio Rotário de Liderança Juvenil). O evento realizado internacionalmente segue até amanhã, discutindo como tema a importância dos quatro elementos (ar, água, fogo e terra) para um ambiente sustentável.
Cerca de 200 jovens participam, incluindo os intercambiários de doze países: Alemanha, Áustria, Bermudas, Bolívia, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Índia, México, Polônia e Taiwan. Os grupos chegaram durante o dia e a noite de sexta-feira e estão hospedados nas dependências do Moinho Cultural Sul-Americano, onde estão sendo realizadas todas as atividades da programação.
A declaração de abertura do Ryla foi feita pelo governador do Distrito 4470, Elvio Gusson, do Rotary Clube Campo Grande-Pantanal, após a entrada das bandeiras dos países e dos municípios. Também falou aos jovens o presidente da Comissão das Novas Gerações, Osmar Francisco de Oliveira, do Rotary Clube de Três Lagoas e governador eleito para a gestão 2012/2013.
Futuros líderes
A solenidade de abertura, realizada no saguão do Moinho Cultural, contou com a participação especial da banda de música do 6º Distrito Naval de Ladário. Logo em seguida teve o início das atividades, com a coordenação de Rubio Sérgio Almeida de Morais, do Rotary Clube de Campo Grande–Pantanal, que organiza o Ryla juntamente com o Rotary Clube de Corumbá.
O Ryla Distrital é um evento realizado internacionalmente pelos clubes de Rotary, voltado para jovens, visando criar a consciência de que eles são os futuros líderes de nossa história. Para a formação destes líderes vindouros, são ensinados valores, através de dinâmicas e palestras, como prática da boa moral, empreendedorismo, cidadania, responsabilidade social, educação ambiental e trabalho em equipe.
Boas-vindas
O governador do Distrito 4470 Elvio Gusson deu as boas-vindas às delegações, na noite de sexta-feira, reunidas na sede do Rotary Clube de Corumbá. Num clima de muita descontração, alegria e engajamento, os jovens ouviram a saudação. O governador disse que este encontro tem como um dos objetivos a reflexão “e será lembrado por alguns pelo resto de suas vidas”.
Por: Da Redação