O vice-presidente da República, Michel Temer, participou na quarta-feira (17), em Corumbá, de uma apresentação do balanço da Operação Ágata 6, cuja finalidade é combater os crimes na região de fronteira, como tráfico de drogas, contrabando de armas e produtos, desvio de madeira, além de pistas clandestinas e demais ilícitos. Ele esteve acompanhado do ministro da Defesa, Celso Amorim.
A operação envolve diretamente quatro estados Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia e três países vizinhos: Paraguai, Bolivia e Peru. Também participaram do evento o comandante do Exército, general Enzo, e o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, general De Nardi, e outras autoridades militares diretamente envolvidas na operação.
Michel Temer ressaltou o sucesso das operações não apenas no combate aos ilícitos, mas também na ação cívico-social. Em apenas uma semana foram realizados, segundo ele, mais de cinco mil atendimentos médicos e odontológicos na população ribeirinha.
“Isso tem incentivado que de tempos em tempos estas ações sejam permanentes, porque tanto comunidade como estados e municípios pedem a maior presença das Forças Armadas nas fronteiras”, concluiu o vice-presidente.
Para Temer, outro fator positivo é a integração das Forças Armadas com os diversos órgãos e ministérios envolvidos na operação, como a Receita Federal, o Ibama e a Funai, com as instituições estaduais e municipais da região de fronteira.
Na operação foram apreendidas 1200 Kg de drogas ilícitas (maconha, cocaína e outras drogas). Esta manhã, o vice-presidente, e o ministro da Defesa, Celso Amorim, embarcaram para Cáceres Mato Grosso, onde continua a visita a instalações militares participantes da Operação Ágata 6. (Ascom /VPR)
Por: Da Redação