Ícone do site Pérola News

Subseções cobram nova vara federal em Corumbá

Conselheiros e presidentes das subseções durante reunião com desembargador federal (Foto: Wandir Filiu)

Representantes dos advogados dos municípios sul-mato-grossenses aproveitaram a vinda do desembargador federal e presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, Newton de Lucca, para pleitear novas varas federais no Estado.

As cidades de Amambai, Chapadão do Sul, Nova Andradina, Corumbá e Mundo Novo estiveram representadas em evento realizado na manhã desta quinta-feira (12), no plenário da OAB/MS, em Campo Grande.

“Pleiteamos um vara da Justiça Federal em Amambai, já que nossa região tem uma população de 108 mil pessoas”, afirmou Leopoldo Azuma, presidente da subseção da 10ª OAB/MS, no município. Amambai hoje faz parte da comarca de Ponta Porã. “A comarca está extremamente abarrotada, está complicado a vida, já que temos muitos processos federais, devido à fronteira”, completou Azuma. Segundo ele, a Prefeitura da cidade já se comprometeu a doar um terreno para a construção do prédio da Justiça Federal.

Também em Chapadão do Sul a situação está complicada. “Para protocolar um documento na vara federal, ou mesmo realizar uma movimentação, o advogado tem que ir ou para Três Lagoas, 322 km de distância, ou para Campo Grande, a 320 km. A distância dificulta, e muito, a vida do advogado, precisamos de uma vara em Chapadão do Sul”, pleiteou Maria Ivone Aguiar Gnoatto, presidente da 27ª subseção da OAB/MS, no município.

Subseção que receberá nesta sexta-feira (13) a visita do presidente do TRF3, Corumbá receberá em breve um novo prédio da Justiça Federal. “A demanda na cidade está muito grande, temos mais de 4,5 mil processos. Hoje o prédio da Justiça Federal está em uma situação que não atende a demanda da cidade, esperamos que com uma nova sede a situação possa se normalizar”, esclareceu Luiz Fernandes Toledo Jorge, presidente da 1ª Subseção da OAB/MS, no município. O terreno para a obra da nova sede já foi doado pela Prefeitura, e fica na Rua 21 de Setembro.

Mesmo pedido foi realizado por José Antônio Vieira, conselheiro da OAB/MS, e representante de Nova Andradina. “Temos 200 mil pessoas na nossa região, e temos que trafegar 200 km para poder chegar à uma vara federal, a vida dos advogados está muito complicada, precisamos urgente de uma vara na cidade”, alertou.

Enfático, o presidente da 26ª subseção da OAB/MS, em Mundo Novo, Jamil El Kadri, também pediu uma nova vara federal a ser instalada no município. A Justiça federal na região está sobrecarregada, em especial devido aos crimes de fronteiras, que acabam todos na comarca de Naviraí. Com uma nova vara em Mundo Novo, não só a cidade é beneficiada, mas também toda a região”, afirmou Kadri. Na cidade, o Executivo municipal já se comprometeu a doar um terreno para a construção do prédio da Justiça Federal, e garantiu manter uma sede provisória para a mesma.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile